7 livros essenciais sobre liderança que todo empreendedor precisa ler - ApoioEmpresário
Gestão de Pessoas

7 livros essenciais sobre liderança que todo empreendedor precisa ler

Para ser um bom empreendedor é necessário inovar, testar, criar frequentemente e estudar sempre com afinco. Empreender é buscar o sucesso!

A liderança, como palavra-chave, pode ser alcançada de dois modos básicos: focar em fazer o negócio crescer e se tornar referência em seu mercado ou focar em se tornar uma autoridade, que inspire outras pessoas a seguirem passos semelhantes.
Neste artigo, preparei uma lista com os 7 livros sobre liderança que não podem faltar na biblioteca dos empreendedores iniciantes ou experientes.

E para continuar empreendendo com sucesso, separei também alguns canais sobre o assunto que também vão te ajudar a continuar crescendo. Confira!

1. O Monge e o Executivo: Uma história sobre a essência da liderança (James C. Hunter)

O livro narra à história de John Daily que é um homem de negócios bem-sucedido, mas que começa a experimentar o fracasso profissional e pessoal. Em um retiro sobre liderança, ele aprenderá com Leonard Hoffman (o monge), o conceito de líder servidor e a necessidade de ouvir os liderados. O conceito de liderança não se baseia no poder e sim na autoridade conquistada com dedicação e amor.

livro001

Torne-se um empreendedor de sucesso!

Cadastre o seu e-mail em nossa lista e receba as novidades primeiro!

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Fique tranquilo, o seu e-mail estará seguro conosco. Você poderá se retirar da lista a qualquer momento.

livro002

 

2. Pai Rico, Pai Pobre – Robert T. Kiyosaki, Sharon L Lester

Considerado um best seller, este livro aborda uma importante questão: as finanças pessoais. A chamada inteligência financeira é valorizada através do pensamento dos dois tipos de pais, os quais possuem visões opostas.
Na verdade, o livro conta a história do autor, seu amigo Mike e os seus respectivos pais: pobre e rico. Dentre as visões divergentes para o mesmo tema destacam-se frases como esta: “Um falava: o dinheiro é a raiz de todo o mal, enquanto o outro dizia que a falta do dinheiro é a raiz de todo o mal”. Esta obra é um incentivo a saída da zona de conforto.

 

Conheça os 10 Segredos para um negócio familiar de sucesso

 

3. Inteligência Emocional – Daniel Goleman

O livro destaca a inteligência emocional como uma importante habilidade cognitiva. Através de diversos casos clínicos o autor demonstra que ter um alto QI (coeficiente de inteligência) possibilita alcançar um bom emprego, enquanto o alto QO (Coeficiente emocional) garante as promoções.
Ao longo da obra, as emoções são analisadas em seus dois principais vieses: cerebral e comportamental, e a consequente influência na tomada de decisões no dia a dia das pessoas.
A importância do diálogo aberto e livre é levada em consideração como importante ferramenta para o convívio humano, assim como a tolerância nos meios divergentes.

livro003

 

livro004

4. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes – Stephen R. Covey

O autor aponta, neste livro, 7 tipos de hábitos que possibilitam o leitor a se desenvolver tanto no âmbito pessoal, como também no profissional, são eles: Ser pró-ativo, Começar com um fim em mente, Colocar primeiro o primeiro, Entender e depois ser entendido, Sinergizar e, por fim, Afiar a serra. Esses hábitos devem ser cultivados e representam um trabalho criativo constante.

 

5. Um novo jeito de trabalhar – Laszlo Bock

Você gostaria de saber como são os bastidores de uma das maiores empresas: o Google? Laszlo Bock é o vice-presidente de Operações de Equipes da gigante norte-americana e, nesta obra, apresenta os bastidores da empresa e alguns importantes princípios como: contratar somente as pessoas melhores do que você em alguma coisa, utilizar dados para prever o futuro, padronizar a transparência e se abrir para receber feedback, entre outros. O livro é um incentivo a criatividade empreendedora.

livro005

 

Saiba como se tornar um MEI

 

livro006

6. O lado difícil das situações difíceis – Ben Horowitz

É a obra de um dos investidores mais importantes do Vale do Silício que revela os pontos cruciais para o sucesso de startups. Horowitz, de uma forma didática e tranquila apresenta, na primeira parte do livro, as suas histórias pessoais e profissionais como empreendedor, enquanto na segunda parte, ele descreve em capítulos curtos o aprendizado adquirido e sua experiência como investidor.
Ele defende a escolha de candidatos pela presença de seus pontos fortes e fala que não existe cultura melhor ou pior, mas sim aquela forjada em uma empresa. É um livro para investidores e gestores.

 

7. O poder do fracasso – Sarah Lewis

Não estranhe o título, pois o mesmo faz bastante sentido! A autora trabalha a questão da “Quase vitória” que produz o importante efeito de determinação no empreendedor.
Com a utilização de diversos exemplos e áreas, Lewis elucida alguns importantes conceitos, a saber: O valor da diversão, a escolha entre desistir e persistir e, a importância que deve ser dada às criticas. Para a autora, o segredo consiste na constante superação do trabalho realizado anteriormente. Indispensável a todos os públicos.

livro007

 

Últimas considerações

Como você viu, os livros apresentados neste artigo são as verdadeiras leituras de “cabeceira” que podem te auxiliar e inspirar em qualquer momento do seu negócio.

Mas pensando também na praticidade que cursos e vídeos online trazem, separamos uma lista de cursos gratuitos que você pode fazer de casa. Veja aqui!

Aproveite cada uma ao máximo e coloque os seus ensinamentos em prática, afinal todo empreendedor precisa estudar constantemente.
Você já conhecia alguma dessas obras? Deixe sua mensagem nos comentários abaixo.

Vinícius Gregório

Vinícius Gregório

Redator nas horas vagas, empreendedor na área de consultoria de negócios e sistemas de gestão empresarial, acredita que toda empresa pode ser aprimorada através da inovação e melhoria contínua dos processos.