Para ser um bom empreendedor é necessário inovar, testar, criar frequentemente e estudar sempre com afinco. Empreender é buscar o sucesso!
A liderança, como palavra-chave, pode ser alcançada de dois modos básicos: focar em fazer o negócio crescer e se tornar referência em seu mercado ou focar em se tornar uma autoridade, que inspire outras pessoas a seguirem passos semelhantes.
Neste artigo, preparei uma lista com os 7 livros sobre liderança que não podem faltar na biblioteca dos empreendedores iniciantes ou experientes.
E para continuar empreendendo com sucesso, separei também alguns canais sobre o assunto que também vão te ajudar a continuar crescendo. Confira!
1. O Monge e o Executivo: Uma história sobre a essência da liderança (James C. Hunter)
O livro narra à história de John Daily que é um homem de negócios bem-sucedido, mas que começa a experimentar o fracasso profissional e pessoal. Em um retiro sobre liderança, ele aprenderá com Leonard Hoffman (o monge), o conceito de líder servidor e a necessidade de ouvir os liderados. O conceito de liderança não se baseia no poder e sim na autoridade conquistada com dedicação e amor.
2. Pai Rico, Pai Pobre – Robert T. Kiyosaki, Sharon L Lester
Considerado um best seller, este livro aborda uma importante questão: as finanças pessoais. A chamada inteligência financeira é valorizada através do pensamento dos dois tipos de pais, os quais possuem visões opostas.
Na verdade, o livro conta a história do autor, seu amigo Mike e os seus respectivos pais: pobre e rico. Dentre as visões divergentes para o mesmo tema destacam-se frases como esta: “Um falava: o dinheiro é a raiz de todo o mal, enquanto o outro dizia que a falta do dinheiro é a raiz de todo o mal”. Esta obra é um incentivo a saída da zona de conforto.
Conheça os 10 Segredos para um negócio familiar de sucesso
3. Inteligência Emocional – Daniel Goleman
O livro destaca a inteligência emocional como uma importante habilidade cognitiva. Através de diversos casos clínicos o autor demonstra que ter um alto QI (coeficiente de inteligência) possibilita alcançar um bom emprego, enquanto o alto QO (Coeficiente emocional) garante as promoções.
Ao longo da obra, as emoções são analisadas em seus dois principais vieses: cerebral e comportamental, e a consequente influência na tomada de decisões no dia a dia das pessoas.
A importância do diálogo aberto e livre é levada em consideração como importante ferramenta para o convívio humano, assim como a tolerância nos meios divergentes.
4. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes – Stephen R. Covey
O autor aponta, neste livro, 7 tipos de hábitos que possibilitam o leitor a se desenvolver tanto no âmbito pessoal, como também no profissional, são eles: Ser pró-ativo, Começar com um fim em mente, Colocar primeiro o primeiro, Entender e depois ser entendido, Sinergizar e, por fim, Afiar a serra. Esses hábitos devem ser cultivados e representam um trabalho criativo constante.
5. Um novo jeito de trabalhar – Laszlo Bock
Você gostaria de saber como são os bastidores de uma das maiores empresas: o Google? Laszlo Bock é o vice-presidente de Operações de Equipes da gigante norte-americana e, nesta obra, apresenta os bastidores da empresa e alguns importantes princípios como: contratar somente as pessoas melhores do que você em alguma coisa, utilizar dados para prever o futuro, padronizar a transparência e se abrir para receber feedback, entre outros. O livro é um incentivo a criatividade empreendedora.
Saiba como se tornar um MEI
6. O lado difícil das situações difíceis – Ben Horowitz
É a obra de um dos investidores mais importantes do Vale do Silício que revela os pontos cruciais para o sucesso de startups. Horowitz, de uma forma didática e tranquila apresenta, na primeira parte do livro, as suas histórias pessoais e profissionais como empreendedor, enquanto na segunda parte, ele descreve em capítulos curtos o aprendizado adquirido e sua experiência como investidor.
Ele defende a escolha de candidatos pela presença de seus pontos fortes e fala que não existe cultura melhor ou pior, mas sim aquela forjada em uma empresa. É um livro para investidores e gestores.
7. O poder do fracasso – Sarah Lewis
Não estranhe o título, pois o mesmo faz bastante sentido! A autora trabalha a questão da “Quase vitória” que produz o importante efeito de determinação no empreendedor.
Com a utilização de diversos exemplos e áreas, Lewis elucida alguns importantes conceitos, a saber: O valor da diversão, a escolha entre desistir e persistir e, a importância que deve ser dada às criticas. Para a autora, o segredo consiste na constante superação do trabalho realizado anteriormente. Indispensável a todos os públicos.
Últimas considerações
Como você viu, os livros apresentados neste artigo são as verdadeiras leituras de “cabeceira” que podem te auxiliar e inspirar em qualquer momento do seu negócio.
Mas pensando também na praticidade que cursos e vídeos online trazem, separamos uma lista de cursos gratuitos que você pode fazer de casa. Veja aqui!
Aproveite cada uma ao máximo e coloque os seus ensinamentos em prática, afinal todo empreendedor precisa estudar constantemente.
Você já conhecia alguma dessas obras? Deixe sua mensagem nos comentários abaixo.