Aprenda a montar uma excelente equipe de vendas! - ApoioEmpresário
Gestão de Pessoas

Aprenda a montar uma excelente equipe de vendas!

Uma empresa que deseja crescer e se tornar referência no seu mercado precisa contar com o apoio, talento e profissionalismo de uma excelente equipe de vendas. Para tanto, o escritor John C. Maxwell diz em sua obra “As 17 incontestáveis leis do trabalho em equipe” que muitas pessoas têm por hábito concentrarem muita de sua atenção no sonho que possui e o pouco a que resta é destinado à sua equipe.

Para não correr este risco, separei para este artigo as dicas para que você consiga montar a sua própria equipe de vendas motivada.

Enxergue a sua equipe individualmente

Não há como olhar para todos somente com um único olhar. Assim sendo, é importante que você se interesse em desenvolver a potencialidade dos seus membros, pois cada um possui pontos fortes e pontos fracos que precisam ser reconhecidos e trabalhados.

De acordo com Maxwell existem basicamente quatro categorias em que os profissionais se encaixam, a saber:

Iniciante entusiasmado: É o tipo de profissional que chega à empresa com muita energia e disposição para trabalhar, procura conversar e perguntar a todos os profissionais como é a rotina de trabalho e geralmente costuma falar de suas próprias habilidades. Este tipo de profissional precisa de sua orientação;

Torne-se um empreendedor de sucesso!

Cadastre o seu e-mail em nossa lista e receba as novidades primeiro!

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Fique tranquilo, o seu e-mail estará seguro conosco. Você poderá se retirar da lista a qualquer momento.

Aprendiz desiludido: Possui talento e se dispõe a aprender, mas detém certa desilusão perante o primeiro obstáculo com o qual se deparou no trabalho. É um tipo de profissional que precisa de treinamento e que possui grande potencial. Vale a pena investir nele;

Executor cauteloso: É o tipo de profissional que realiza muito bem suas tarefas e dificilmente comete erros graves, mas também possui dificuldade em se arriscar e pode acabar ficando na zona de conforto. Ele precisa de apoio para se desenvolver;

Empreendedor autoconfiante: É aquele dotado de grande energia e se dispõe a trabalhar com interesse, mas o seu talento pode ser ofuscado pelo excesso de confiança o que gera a impressão de ser uma pessoa que age de forma instintiva. Ele precisa de responsabilidade.

A partir do momento que você consegue detectar em que categorias os membros de sua equipe mais se encaixam fica mais fácil seguir as próximas dicas.

Avalie os talentos e os agrupe

Mesmo que existam dois funcionários realizando as mesmas atividades eles ainda não são iguais, assim como o resultado do trabalho acaba sendo diferente, já que cada um possui uma personalidade, visão e experiência que faz com que haja distinção entre eles.

Ao montar uma equipe de vendas é importante observar quais são os talentos predominantes em cada membro e depois reuni-los como forma de apoio para os demais profissionais. Por exemplo, existem funcionários que são altamente persuasivos na fala, enquanto outros se destacam em elaborar persuasivamente um material gráfico de apresentação de um produto ou serviço a ser vendido. Nada melhor do que colocar cada um no respectivo posto em que se destaca para que possa ajudar os demais membros da equipe e assim colaborar significativamente para o alcance das metas.

Dê feedbacks positivos

Se você leu o outro artigo que falava sobre a importância do feedback perceberá o quanto ele é também importante para auxiliar a equipe de vendas a melhorarem os seus resultados. Se conseguirem fechar uma venda é justo parabeniza-los, mas se não conseguirem é recomendável conversar com os membros para saber em que momento houve uma possível falha que não permitiu a conclusão bem sucedida e orienta-los através de estratégias para que no próximo momento consigam gerar melhores resultados.

Agindo desta forma, a equipe se sentirá mais confiante e motivada já que terá o seu importante apoio, ou como dizia o político americano Lyndon Johnson que “não existem problemas que não consigamos resolver juntos, porém se estivermos sozinhos, só conseguiremos resolver somente alguns”.

Incentive e surpreenda a sua equipe

Se você está trabalhando com uma meta estabelecida por que eventualmente não surpreender a sua equipe com promoções, desafios e bônus para que se sintam estimulados a trabalharem com maior engajamento? Um simples sorteio de um brinde pode fazer uma grande diferença no clima da empresa.

Invista em treinamentos constantes

O mercado é fluido e com a facilidade do acesso a informação pela internet, o comportamento dos clientes também sofre alterações. Desta forma, uma estratégia que deu certo até hoje pode ser que amanhã não funcione mais.

Por isso é importante investir em treinamentos, cursos e workshops com bons profissionais que caminham a frente do tempo para que a equipe se sinta cada vez mais preparada e pronta para vencer a concorrência.

Dê a estrutura de trabalho necessária

Se existe algo que pode animar ou desanimar uma equipe é a estrutura de trabalho. Fique atento para que os itens básicos não faltem e acabem prejudicando e atrasando os projetos de sua empresa como o esforço realizado pela equipe. Preze pela qualidade das condições de trabalho e logo perceberá como os funcionários lhe trarão ótimos resultados.

Promova momentos de relaxamento

Pode ser um simples happy hour ou um evento no fim de semana. Só não vale ficar falando de trabalho durante o momento de descontração e lazer. Momentos simples como esses ajudam a aliviar o estresse e permite maior aproximação da equipe.

Observe como será o comportamento dos funcionários no dia seguinte. Com certeza o ambiente corporativo estará bem mais leve e criativo.

Não pressione demais a sua equipe

Trabalhar sobre pressão é uma verdadeira bomba-relógio, cuja sensação é de que você não aguentará e nem conseguirá realizar as tarefas colocadas dentro do prazo estabelecido. E sabe o que é pior? Quando logo surge a sensação de frustração.

Ao invés de pressionar a equipe incentive e os desafie para que possam realmente se sentir importantes e preparados para encarar qualquer desafio.

Demonstre que você se importa realmente com a sua equipe

Quando a gestão demonstra interesse pela equipe de profissionais em vendas, estes acabam atendendo as expectativas. Assim sendo, mostre aos funcionários que realmente se importa com cada um deles, seja enquanto profissionais como também pessoas. Ao conhecer os seus pensamentos, sonhos e gostos ficam bem mais fácil aliar estes detalhes e alcançar bons resultados.

Últimas considerações

Montar uma equipe de vendas é fácil desde que você se atente a traçar o perfil de cada profissional e incentiva-lo a fazer mais e melhor. O trabalho motivacional deve ser sincero e constante para que a comunicação entre todos esteja afinada. Siga cada uma das dicas aqui apresentadas e logo perceberá a diferença na sua equipe, a qual estará mais envolvida com os objetivos da sua empresa.

Referência

MAXWELL, John C. As 17 incontestáveis Leis do trabalho em equipe: Desvende os segredos para o desenvolvimento de equipes vencedoras. Editora: Vida Melhor. 2007

Vinícius Gregório

Vinícius Gregório

Redator nas horas vagas, empreendedor na área de consultoria de negócios e sistemas de gestão empresarial, acredita que toda empresa pode ser aprimorada através da inovação e melhoria contínua dos processos.