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Como definir o público-alvo para o seu negócio?

A definição do público-alvo é uma das maiores preocupações de quem pretende abrir um negócio de sucesso pois é a partir dessa mesma definição que os demais fatores importantes se desenvolvem de modo natural como uma simples criação de marca e logotipo até os modelos de anúncios publicitários.

Estabelecer o público-alvo nada mais é do que organizar e trabalhar em prol de uma parcela de clientes que precisam de determinados produtos ou serviços que você pode oferecer. Mas, para que tal propósito seja realizado satisfatoriamente é importante que os alicerces de seu projeto sejam muito bem estruturados, e para se adquirir toda essa firmeza é necessário observar alguns dos detalhes imprescindíveis que você encontrará ao longo desse artigo. Confira.

Em que mercado deseja atuar?

O mercado por si só é amplo e esse leque de oportunidades te permite explorar diversas possibilidades. Mas, para fazer a escolha certa você não deve se precipitar e sim analisar essas mesmas possibilidades com bastante atenção e calma.

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Definir o caminho em que pretende fazer a sua empresa seguir é antes de qualquer coisa fundamentar os princípios e planejar o futuro corretamente para que o negócio sobreviva e cresça conforme Westwood em sua obra O Plano de Marketing (1996) bem coloca.

Se, por exemplo, você pretende trabalhar com a venda de produtos pense em que nicho, categoria ou área deseja atuar, preferencialmente aquela que possui familiaridade e experiência suficiente para começar o seu empreendimento com maior segurança e conhecimento.

Faça a famosa pesquisa de mercado

Para quem deseja começar bem não pode deixar de fazer a chamada pesquisa de mercado que, de acordo com os estudiosos Beatriz Samara e José Carlos de Barros, em sua obra “Pesquisa de Marketing: conceitos e metodologia” (2002), afirmam que todo projeto de pesquisa precisa começar a partir da necessidade de informação e levantamento de dúvidas para que os problemas possam ser solucionados.

Se, por exemplo, você pretende abrir uma empresa especializada em decoração de festas deverá pesquisar quais são os tipos de festas mais procuradas, verificar as carências existentes, assim como os tipos de serviços que são mais solicitados.

Quanto mais informações você adquirir sobre o modelo de mercado que pretende atuar maiores serão as suas condições de acertar o caminho logo no início. Procure se aprofundar ao máximo em suas pesquisas para direcionar bem o seu negócio.

Saiba mais sobre pesquisa de mercado e validação de ideias para sua empresa.

Seja um especialista na sua área

Segundo o SEBRAE, quanto maior for o mercado em que você for atuar, mais cara será a sua operação, pois precisará atender uma grande demanda e para quem está começando é uma tarefa difícil, cara e desgastante.

Desta forma, é melhor e mais eficaz começar com um público específico uma vez que, você terá maior domínio para atender as necessidades dos seus clientes e não gastará muito. Seja estratégico para desenvolver bem o seu negócio.

Comece pequeno para se tornar grande

Este item complementa o anterior, pois você estará se aproximando das pessoas e oferecendo produtos e/ou serviços específicos para as suas necessidades, ao mesmo tempo em que terá a oportunidade de conhecer melhor o seu público e compreender as suas expectativas.

Quando se começa a trabalhar de forma direcionada e com uma especialidade as suas chances de desenvolver projetos grandes são bem maiores, onde você pode ampliar ou mesmo criar outros negócios para diversificar a sua presença no mercado.

Coloque-se no lugar do seu público

É simplesmente trabalhar a questão da empatia, ou seja, procurar o entendimento do seu público, as suas dores, necessidades, expectativas e desejos. Quando você passa a entender os seus clientes ou audiência fica mais fácil atingir os seus objetivos, pois terá condições mais do que suficientes para oferecer o melhor produto ou serviço que tanto necessitam e assim conquistar o seu lugar no mercado.

Caso você sinta alguma dificuldade para realizar este procedimento busque o auxílio de uma excelente ferramenta chamada Mapa de Empatia que foi desenvolvida pela XPLANE e que poderá adaptar (se precisar) para o seu caso. Nele você tem um quadro onde define, em regiões específicas, os seguintes dados:

  • O que pensa e sente?
  • O que ouve?
  • O que vê?
  • O que fala e faz?
  • Quais são as dores?
  • Quais são as necessidades?

Através dessa simples e prática ferramenta você poderá definir a sua persona, além de incluir nome e perfil hipotético.

Observe atentamente os seus concorrentes

A concorrência é necessária para que a excelência dos produtos e serviços seja cada vez melhor. Assim sendo, você deve observar os seus concorrentes como uma espécie de termômetro para o seu negócio, ou seja, analise como eles trabalham, quais são os serviços que prestam, a qualidade e marcas de produtos que oferecem, se fazem promoções ou possuem algum tipo de beneficio, assim como quais são e como os clientes interagem; por conseguinte, é muito importante observar quais são os erros e acertos cometidos.

Enfim, uma boa análise da concorrência te permite verificar uma série de coisas que de outra forma seria mais difícil.

Busque por parcerias

As parcerias são essenciais para o fortalecimento dos negócios e é através delas que se podem estabelecer novos contatos e aprimorar o seu trabalho. Além do mais é uma ótima oportunidade para conquistar o público dos seus parceiros.

Valorize as críticas e sugestões

As críticas e sugestões não devem ser consideradas como ações negativas, mas como “alertas” que te ajudam a crescer. Afinal de contas, em todo empreendimento você realizará acertos e erros, e estes últimos nada mais são do que lições de aprendizado para melhorar aquilo que precisa.

Para tanto, crie enquetes, pesquisas, formulários e peça a opinião dos clientes para que te possam auxiliar apontando exatamente os acertos, os erros e oferecendo as suas sugestões para que consiga oferecer melhores produtos ou serviços.

Seja acessível, gentil e agradeça a todos que dedicarem “aquele tempo” para responder as questões e contribuir com o seu negócio.

Últimas considerações

Vale ressaltar que as dicas apresentadas neste artigo devem ser realizadas constantemente uma vez que, as mudanças acontecem a todo o momento. Acompanhe o mercado e o seu público para se manter sintonizado e atualizado com as suas necessidades. Sucesso!

Espero que esse artigo tenha te ajudado. Que tal compartilha-lo com seus amigos nas redes sociais? Até a próxima!

Vinícius Gregório

Vinícius Gregório

Redator nas horas vagas, empreendedor na área de consultoria de negócios e sistemas de gestão empresarial, acredita que toda empresa pode ser aprimorada através da inovação e melhoria contínua dos processos.