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Gestão de Pessoas

Como desenvolver lideranças em sua equipe

Liderar é mais do que estar à frente de um grupo, é incentivar essas mesmas pessoas a vencer os obstáculos rumo ao sucesso. A velha imagem do chefe ficou realmente no passado, pois hoje o mercado deseja é contar com o maior número de líderes que estejam realmente focados e dispostos a desenvolver lideranças, auxiliarem empresas, projetos e gestões a superarem os seus desafios.

Em uma equipe de profissionais há diversos talentos que precisam ser despertados, mas para isso é necessário que você promova algumas ações que tragam a tona essas potencialidades adormecidas. Entretanto, devo te alertar inicialmente que as dicas que serão apresentadas a seguir terão maior efeito se as mesmas forem aplicadas continuamente.

Para liderar, lidere primeiro a si mesmo

Essa primeira dica é muito forte e extremamente importante, pois para liderar é necessário que haja esforço constante para cativar cada vez mais a admiração e respeito dos seus colaboradores.

Assim sendo, o primeiro e mais valioso ponto a ser considerado é a tarefa vital de se auto desenvolver para depois auxiliar a sua equipe a realizar também o processo. Tanto que o famoso conselheiro e psicólogo norte americano Warren Bennis (1925 – 2014) dizia que os líderes não nasciam prontos e sim eram feitos.

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Em outras palavras, a liderança é um processo constante de aperfeiçoamento, aprendizado e trabalho.

Estimule a realização de atividades de trabalho em equipe

Quando uma equipe começa a atuar em conjunto ou então em pequenos grupos é uma excelente iniciativa que buscará agregar as forças e habilidades de cada membro em prol de um objetivo maior.

Quando um trabalho é realizado em equipe e a mesma é motivada para isso, qualquer atividade por mais difícil ou demorada que possa ser se torna prazerosa. Alie-se também a uma característica essencial, que nasce nesse modelo de trabalho: o espírito de cooperação.

Quando os colaboradores são motivados a trabalharem juntos logo passam a ter maior empatia e interesse pelas atividades. E o que é mais interessante: isso acontece de forma simples e natural.

Vista a camisa da organização em que atua

Quantas vezes você comprou uma coisa por causa da forma como o vendedor apresentou o produto? Ou na escola, o que te fez amar uma matéria e odiar outras? Por mais que diga que seja uma questão de identificação ou gosto pessoal, não se deve deixar de lado um fator que é predominante: a motivação.

A motivação é fundamental no desenvolvimento de lideranças nas equipes. Quando você, enquanto líder, se mostra motivado com seu trabalho/projeto e busca estar sempre alinhado com a missão e os valores da organização onde atua, mais inspirações vai proporcionar em seus colaboradores que verão no teu exemplo, o caminho a ser seguido.

Incentive a sua equipe a lembrar-se constantemente dessas missões e valores, para que haja maior sintonia entre todos vocês.

Invista na sua equipe

Da mesma forma que você precisa de cada um dos seus colaboradores eles, em igual medida, necessitam de você. Para isso incentive sempre a sua equipe nas mais diversas atividades ou situações.

Uma coisa é fato: é importante que um líder não fuja dos conflitos do dia a dia com a equipe, quanto maior for a participação e colaboração da equipe, menor será a rotatividade de trabalhadores na organização, pois os mesmos se sentirão importantes e prestigiados e assim não terão motivos e nem necessidade de querer trabalhar em outra empresa.

Preze a comunicação

A comunicação deve ser considerada como o “pano de fundo” do dia a dia da organização e através dela é possível verificar o nível de sintonia e harmonização entre os membros e setores.

Nos tempos dos “chefes”, somente estes falavam e os demais concordavam sem ter o direito de opinar ou mostrar alternativas até mais interessantes. Entretanto, na era da liderança é imprescindível que dentro de uma empresa exista o diálogo entre todos os setores.

Procure abrir espaço para que todos possam se expressar. Incentive a pensarem e proporem ideias de forma que não se sintam intimidados, mas simplesmente à vontade para colaborar da melhor forma, através de sugestões e esclarecimento de dúvidas.

Desenvolva o senso de prioridade

Nas organizações, tarefas surgem a todo o momento e sempre são citadas como “preciso disso com urgência” ou “olha, isso aqui é prioridade”. Segundo o especialista em produtividade e fundador da Triad OS, Christian Barbosa, hoje é comum ver nas empresas o chamado “mal da prioridade” que segundo ele, consiste em se trabalhar muito com pouca execução e menos ainda resultado.

Uma boa forma de evitar esse tipo de problema é desenvolver o senso de prioridade. Como? Elenque as tarefas e depois defina quem são as prioridades e repasse aos seus colaboradores para que fiquem cientes e trabalhem focados na execução e finalização de cada item ou tarefa. Desta forma, a produtividade será aumentada e o nível de estresse passará a ser bem menor.

Proporcione treinamento e desenvolvimento pessoal

Como se sabe, o mercado muda constantemente e não há como ficar inerte a esse movimento. Obrigatoriamente é necessário que todos os profissionais se adéquam a nova realidade, que busquem sempre o conhecimento e que procurem desenvolver sempre as suas competências. Crie parcerias com escolas e bons profissionais, para que possam dar cursos, workshops e palestras que auxiliem no crescimento pessoal e profissional de cada um.

Desafie os seus colaboradores

Quando sentir que eles conseguiram superar algum tipo de problema ou dificuldade coloque outros para que possam se sentir desafiados a vencerem de modo igual ou melhor do que na etapa anterior.

Assim você não os deixará cair no tédio e nem ficarão “estacionados” com a sensação de que não tem mais a se conquistar, ou seja, que já alcançaram o topo. Não permita que seus colaboradores caiam nessa “armadilha”.

Recompense os bons desempenhos

Um dos fatores cruciais para o desenvolvimento de todo profissional é o reconhecimento pelo esforço realizado e o bom resultado obtido. Jamais deixe de recompensar os colaboradores que alcançaram ou superaram as metas, faça elogios e os incentive a buscarem melhores e maiores resultados.

Últimas considerações

A liderança é um exercício constante na vida de todos os profissionais que buscam o crescimento. A motivação e o trabalho é um dos alicerces para o desenvolvimento de uma boa equipe e, para fechar, vale lembrar as sábias palavras de Sam Walton (1918-1992), fundador do Walmart, o qual dizia que os líderes saem de seu caminho para aumentar a autoestima da equipe. Acredite nos seus colaboradores como acredita em você e logo verá grandes e preciosos talentos.

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Vinícius Gregório

Vinícius Gregório

Redator nas horas vagas, empreendedor na área de consultoria de negócios e sistemas de gestão empresarial, acredita que toda empresa pode ser aprimorada através da inovação e melhoria contínua dos processos.