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Como melhorar a relação com clientes

Para conquistar um cliente é necessário o uso cada vez mais do poder de persuasão do vendedor, e por isso a empresa deve priorizar as recompensas aos funcionários responsáveis pelo atendimento, assim como disponibilizar treinamentos de aperfeiçoamento e reciclagem constantes, desenvolver políticas de incentivo salariais e de carreira, valorizar o trabalho em equipe e a iniciativa individual, para que seja estruturado um bom processo de melhoria na relação com clientes.

Assim empresas estão descobrindo que investir na comunicação aproxima mais o cliente, contribui de forma efetiva para a concepção e aprimoramento de produtos e serviços, que clientes são atraídos com mais eficiência se usar uma comunicação direcionada, ao passo que fidelizá-los é muito mais rentável que estar sempre em busca de novos clientes, através da comunicação de marketing.

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Neste artigo, você aprenderá o que fazer para melhorar a relação com seus clientes, assim como o que precisa ser feito para que eles se sintam à vontade para contratar os seus serviços.

1. Gerencie clientes e não serviços

Atender, satisfazer e encantar os clientes é a fórmula para obter uma escala de excelência, e para isso, os funcionários que mantém contato direto com os clientes devem ter autoconfiança, iniciativa, otimismo, entusiasmo, equilíbrio emocional, persistência, sinceridade, capacidade de raciocínio, simpatia pessoal e energia.

Em outras palavras, esta é a forma de se gerenciar os clientes e não os serviços, uma vez que a empresa investirá em cultura organizacional, ao passo que mostrará aos seus clientes que possui responsabilidade com o intuito de se criar um bom relacionamento.

Esta criação pode te auxiliar a aumentar suas vendas, mesmo que para isso você precise se dedicar e se envolver em um processo trabalhoso, mas se você preparar terreno, conhecendo alguns tipos de marketing, irá tirar isso de letra, ou pelo menos passará por cima de certas dificuldades para então entender o comportamento do público.

2. Pense com a cabeça do cliente

Uma boa dica para melhorar a relação com clientes é começar a pensar com a cabeça deles, ou seja, transferir os papeis e se colocar no lugar dele. Desta forma, será mais fácil identificar as suas necessidades, definir os serviços prestados, buscar uma melhor relação custo/benefício e ter funcionários motivados e capacitados para atender de forma adequada os seus clientes.

3. Preze pelo bom atendimento

Com o uso maciço da internet, os clientes estão cada vez mais informados e exigentes. Além de buscarem a satisfação de suas necessidades mais urgentes, eles gostam de se sentir muito bem recebidos, e observam atentamente como é feita a recepção e atendimento nas empresas.

É fundamental que todo empreendimento tenha isso em mente e busque realizar um bom atendimento tanto no primeiro contato, quanto nos demais, ou seja, no pré-venda, venda e pós-venda, para que consiga se manter atualizado frente as rápidas mudanças que o mercado sofre.

4. Encare o seu cliente como um parceiro

Uma empresa, independente do seu tamanho, não sobrevive sem os seus clientes e por isso muitas já perceberam o quanto é importante estabelecer uma espécie de parceria com eles por meio da adoção de suas dúvidas e à resolução de seus problemas. A preocupação e contato constante demonstra que está mais do que interessado em convencê-lo a comprar, mas sim em motivar um ato de fidelidade.

5. Invista nos canais de atendimento

A grande circulação de informação impulsionada pela internet e redes sociais fez com que surgissem novos canais de comunicação e, consequentemente, influenciou as empresas para que mudassem sua postura no processo de relacionamento com o cliente e começassem a pensar em desenvolver estratégias virtuais para atingir um maior número de pessoas.

Deste modo, todas as empresas que desejam se destacar nesse novo cenário, inclusive, aquelas que atuam como prestadoras de serviços precisam ficar atentas às demandas dos clientes, se tornarem sensíveis para que possam compreender como eles percebem os serviços prestados, assim como a qualidade da participação de fornecedores e terceiros.

Ainda sobre esta questão dos canais de atendimento é importante frisar que as redes sociais e os aplicativos que são utilizados como forma de contato não devem ser considerados somente para os negócios que atuam em diversas regiões ou então em todo o território nacional, mas por todos os modelos de negócios, inclusive, os locais.

6. Se disponha a resolver os problemas

Os clientes gostam de empresas que se dispõem a lhe apresentar soluções para os seus problemas. Deste modo, os empreendimentos devem se atentar em apresentar soluções rápidas e eficazes para atender as urgências do consumidor com muita eficiência.

Em contrapartida, os funcionários devem estar bem treinados para que possam identificar o modo pelo qual os clientes se sintam emocionalmente envolvidos com o tratamento recebido e assim se estabeleça a fidelização.

7. Ofereça um bom serviço de suporte

É importante que sua empresa tenha um bom serviço de suporte para disponibilizar aos seus clientes, pois agiliza os processos e a solução de problemas em tempo hábil. Mas, se o seu serviço é ineficiente e dificulta o funcionamento da sua empresa acaba ocasionando perdas financeiras como, por exemplo, a escolha do cancelamento do contrato.

Assim sendo, invista em um bom serviço de suporte e faça constantes testes e atualizações para que possa oferecer uma boa ferramenta eficaz aos seus clientes e facilitar a sua rotina de trabalho.

Últimas considerações

Agora que chegamos ao fim de mais um artigo é importante fazer algumas considerações. Ao contrário do que muitos pensam ter um bom relacionamento com o cliente não é uma tarefa fácil, pelo contrário, exige muita paciência, persistência, estudo e planejamento. Tanto é verdade que as pessoas não apenas se esforçam para conseguir atingir esse objetivo, mas pagam caro para aprender as técnicas mais avançadas de atendimento.

Diante disso, torna-se fundamental o melhoramento dos processos e relacionamentos com cliente, cujo esforço deve ser constante, para que haja a satisfação dos mesmos. E com preço bastante competitivo ou valor justo, aliado a maior eficiência nas operações é possível estimular o desenvolvimento de novas técnicas de gestão nos vários setores da sua empresa.

 

E por fim, é possível criar um programa de fidelidade, oferecer descontos aos mais presentes ou promover ofertas especiais que combinem com o perfil de cada um dos seus clientes. Como minha dica final te recomendo oferecer descontos para aqueles que indicarem um novo cliente ou criar vale-presentes ou vale-descontos, pois este tipo de promoção é bastante atrativo.

Vinícius Gregório

Vinícius Gregório

Redator nas horas vagas, empreendedor na área de consultoria de negócios e sistemas de gestão empresarial, acredita que toda empresa pode ser aprimorada através da inovação e melhoria contínua dos processos.