Como realizar um estudo de mercado para validar sua ideia? - ApoioEmpresário
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Como realizar um estudo de mercado para validar sua ideia?

Estudar o mercado é analisar e compreender os gostos e necessidades que os clientes/consumidores possuem. O empreendedor precisa ter em mente que este estudo não deve ser feito somente quando se pretende abrir um negócio, mas durante toda a sua existência, pois o mercado está em constante transformação e você precisa acompanhar de perto.

Além de entender as características do seu público, é possível identificar se seu produto está de acordo com o esperado pelo consumidor, sendo mais fácil torna-lo fiel a sua marca.

Veja a seguir o que você precisa fazer para conhecer o mercado, viabilizar a sua ideia e empreender o seu negócio com sucesso.

Estabeleça o objetivo e defina o seu público-alvo

Defina a área, o serviço e/ou produto que deseja trabalhar no mercado. Para isso, você precisa ter as respostas para as seguintes perguntas: O que é o meu negócio / empreendimento? Que tipo de produto ou serviço eu vou disponibilizar ao mercado? Qual é o público-alvo que desejo atingir (faixa etária, sexo, escolaridade etc.)?

Uma dica para começar bem é definir e focar em um determinado nicho, ou seja, trabalhar com algo específico que atenda as necessidades das pessoas. Quanto mais direcionado maior são as chances de sucesso.

Seja um especialista em seu negócio

Ninguém melhor do que você para dizer do que se trata o seu negócio. A viabilidade do mesmo é dada pelo conhecimento que se tem sobre as formas como ele pode ser vendido, divulgado, as características específicas, marcas, preços e modelos de aquisição.

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Uma dica é estudar os produtos / serviços, os valores de custo e os tipos de fornecedores para que possa compreender, e também definir com mais segurança a sua margem de lucro.

Pesquise o mercado e os seus concorrentes

Em outras palavras, atente-se as mudanças e tendências do mercado. Quais são as novidades esperadas para o seu nicho? O que você pode inovar? Siga pessoas consideradas especialistas ou autoridades no seu nicho, acompanhe notícias e leia ebooks e livros sobre empreendedorismo.

Conheça os seus concorrentes e seus pontos fortes e fracos. Pesquise o modelo de atendimento oferecido, a sua forma de organização e método de trabalho. Tenha em mente que o seu concorrente é um grande aliado, jamais inimigo.

Uma dica: Acompanhe o trabalho realizado pelas três empresas de maior destaque do seu nicho e analise os modelos de propaganda, promoções e serviços oferecidos. Aquilo que não agradar o público transforme em acerto no seu negócio, ou seja, supra a necessidade dos clientes.

Aprenda sobre marketing

Sabe aquela famosa frase: “A propaganda é alma do negócio?”. Os seus clientes só saberão de você a partir do momento em que passar a divulgar os seus produtos e serviços. Além de aumentar a visibilidade do seu negócio é sempre uma boa oportunidade de avaliar o comportamento de interesse e compra das pessoas.

Com boas estratégias de marketing é possível fortalecer sua marca no mercado, tornando as conversões mais naturais e fáceis.

Uma dica: Experimente e crie promoções específicas para as datas comemorativas como o Dia dos Pais, Namorados ou Natal e também a Black Friday.

Crie formulários específicos

Segundo o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) uma pesquisa de mercado deve ser realizada para reduzir a incerteza e influenciar as suas decisões.

Deste modo, separe os seus entrevistados em categorias e crie formulários específicos. As questões devem ser formuladas de modo que as respostas sejam previsíveis, ou seja, devem ser o mais direto possível.

Para não se tornar cansativa ou mesmo subjetiva, procure elaborar menos tópicos e deixe no final um espaço para que as pessoas possam deixar algum comentário, crítica e sugestão, pois assim receberá mais informações úteis que auxiliarão nos próximos passos.

Uma dica: Crie formulários através de plataformas de email marketing como MailChimp ou Aweber. Se preferir, utilize plataformas de pesquisa online como a Survey Monkey ou o Opinion Box.

Analise resultados e planeje suas ações

Após realizar a sua pesquisa é hora de analisar os resultados obtidos. No final do levantamento será possível estabelecer as próximas ações para começar ou expandir o seu negócio.

Agora que você possui todas as informações sobre o que os clientes pensam e desejam sobre um produto ou serviço é hora de criar o seu plano de negócios onde deverá estipular todas as ações.

Quais são as vantagens de se realizar um estudo de mercado?

O estudo deve ser realizado tanto por novos empreendedores quanto por aqueles experientes, independente do modelo, nicho ou tamanho do negócio. As principais vantagens são:

  • Conhecer o perfil e o comportamento do público-alvo, desde as características pessoais até a possibilidade de desejos futuros;
  • Analisar e aprender com os concorrentes diretos, observar as suas qualidades e falhas;
  • Diminuir as possibilidades de erro que poderiam ser cometidas com a ausência do estudo.

Agora que você já conhece a base do estudo de mercado é hora de trabalhar. Aproveite e compartilhe este artigo nas suas redes sociais.

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Clique aqui para conhecer os dados e pesquisas disponibilizadas pelo Sebrae

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Vinícius Gregório

Vinícius Gregório

Redator nas horas vagas, empreendedor na área de consultoria de negócios e sistemas de gestão empresarial, acredita que toda empresa pode ser aprimorada através da inovação e melhoria contínua dos processos.