Conheça técnicas de fluxo de caixa - ApoioEmpresário
Controlar Finanças

Conheça técnicas de fluxo de caixa

Existem muitos conceitos em um negócio que precisam ser analisados e apurados com um certo cuidado para conquistar uma saúde financeira relativamente positiva. Diante disso muitas empresas podem achar desnecessário manter um controle do fluxo de caixa ou analisá-lo de forma constante, mas isso pode evitar problemas financeiros graves.

Essa análise é necessária para que a sua empresa consiga apurar ao certo o saldo que se encontra disponível e as pendências que existem no caixa da empresa, para que assim obtenha o capital de giro eficiente que permita realizar aplicações para investimentos e eventuais gastos. Confira abaixo algumas das principais maneiras de se analisar o fluxo de caixa e expandir a empresa.

Fluxo de caixa

– Comece a analisar o fluxo de caixa em um período específico

Para que consiga melhor aproveitar os dados é necessário escolher um período específico para controlar. Entenda que a busca pela saúde financeira exige um controle amplo diante de gastos e ganhos da empresa, por exemplo, comece a fazer a análise dos últimos 12 meses da empresa.

– Observe todos os saldos de contas da empresa

Se você tem um fluxo de caixa bem controlado e organizado, é possível observar tudo o que entrou ou que saiu do caixa, além de ter dados precisos sobre o saldo de todas as contas da sua empresa. É crucial que tenha essas informações, caso contrário será necessário reunir o saldo de contas bancárias, cofres, caixinha administrativa e todo o dinheiro que a empresa tem disponível.

Torne-se um empreendedor de sucesso!

Cadastre o seu e-mail em nossa lista e receba as novidades primeiro!

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Fique tranquilo, o seu e-mail estará seguro conosco. Você poderá se retirar da lista a qualquer momento.

– Analise as contas a pagar e a receber da sua empresa

Outro passo crucial seria com o registro de todas as contas a pagar e a receber. Caso tenha essas informações sobre o seu fluxo é possível fazer contas e entender a situação financeira da empresa. Observe quais são as contas que possui a longo e curto prazo, além do que ela tem a receber e os saldos disponíveis no seu caixa.

– Tenha uma previsão de pagamentos e de compras futuras

Com a previsão de pagamentos existe a possibilidade da empresa programar essas compras, evitando os potenciais prejuízos por ter gastos sem um capital reservado. A saúde financeira começa com planejamento e assim se torna crucial controlar a previsão dos pagamentos e compras futuras.

– Entenda quais são os saldos disponíveis na empresa

O ideal é ter uma noção sobre os saldos da empresa. Depois de analisar o relatório de caixa há a possibilidade de controlar os saldos positivos e os negativos, que são gerados pelas contas a serem pagas a curto e ao longo prazo. Depois de calcular a diferença, saberá qual a disponibilidade financeira imediata da empresa e quanto pode investir para se expandir.

Últimas considerações

As etapas citadas acima são algumas formas de analisar o fluxo de caixa da sua empresa e ainda ter conhecimento sobre sua saúde financeira. Elas devem ser feitas periodicamente para que mantenha o controle perante as suas finanças, evitando prejuízos pela falta de organização ou descontrole diante das contas a pagar, contas a receber e inclusive pelo fato de investir em momentos que sugerem economia.

Vinícius Gregório

Vinícius Gregório

Redator nas horas vagas, empreendedor na área de consultoria de negócios e sistemas de gestão empresarial, acredita que toda empresa pode ser aprimorada através da inovação e melhoria contínua dos processos.