Dicas para contratar o profissional ideal para a sua equipe - ApoioEmpresário
Gestão de Pessoas

Dicas para contratar o profissional ideal para a sua equipe

Hoje, no mercado de trabalho, falam-se muito em qualificação, especialização e talento profissional. Como se sabe, a disputa pelos melhores cargos e empresas é cada vez mais acirrada uma vez que, o próprio mercado está em constante transformação.

Se essa disputa acirrada atinge os profissionais também não é muito diferente com as empresas, as quais necessitam se firmar e expandir no mercado tendo em vista à necessidade de se manterem atentos a concorrência.

Mais do que recrutar, o empreendedor deve priorizar a busca por profissionais qualificados que estejam dispostos a trabalhar com o intuito de se desenvolverem e auxiliarem a corporação a alcançar a excelência de seu nicho.

O que para muitos é uma tarefa difícil, a seleção de excelentes profissionais exige somente atenção e observação para reconhecer as qualidades técnicas dos candidatos. Para te auxiliar nessa etapa tão importante para o desenvolvimento de seu negócio, listei algumas dicas essenciais para que possa contratar o profissional ideal que necessita para a sua equipe de colaboradores. Confira a seguir.

Descreva a função/ cargo com objetividade e clareza

Seja detalhista quanto à descrição do anúncio da vaga de emprego. Procure especificar ao máximo todos os itens para que não haja dúvidas ou imprecisões e assim você contará com a presença de candidatos que estejam compatíveis com os requisitos exigidos.

Torne-se um empreendedor de sucesso!

Cadastre o seu e-mail em nossa lista e receba as novidades primeiro!

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Fique tranquilo, o seu e-mail estará seguro conosco. Você poderá se retirar da lista a qualquer momento.

Se você acha que perderá tempo se dedicando a este detalhe, saiba que economizará muito na hora de fazer a entrevista e seleção, pois evitará curiosos e atrairá os profissionais interessados que atendem a sua expectativa. Pense nisso!

Evite a pressa e procure o profissional com calma

Como você já deve ter ouvido várias vezes “a pressa é inimiga da perfeição” e não é para menos. Na hora de fazer a seleção de profissionais é importante que não se deixe dominar pela ansiedade, pressa e nervosismo e acabar agindo de forma precipitada.

Mantenha a calma e analise todos os profissionais com atenção para que possa reconhecer as suas competências e selecionar o que estiver mais próximo da missão e objetivos de sua corporação.

Observe o histórico dos candidatos

Ao receber os currículos, leia-os atentamente e se possível, entre em contato com os empregadores anteriores para obter mais maiores informações sobre aquele profissional. Procure conhecer as qualidades e as dificuldades que o candidato possui para ter um panorama mais completo. Faça todo o procedimento de forma discreta.

Elabore um roteiro de perguntas

Após analisar o currículo e conversar com os empregadores anteriores daquele candidato é importante preparar a entrevista com o profissional. Crie um questionário para facilitar e te orientar e tome nota de todas as informações, dados e detalhes que considere importantes para realizar a avaliação e seleção.

Faça um teste com o candidato

Para conhecer bem um profissional elabore um teste para analisar como ele se sairá e observe tanto a sua reação como também o modo que executa a tarefa. Ofereça ao candidato uma questão ou problema bem complicado para que ele resolva e observe como ele irá proceder.

Simples testes como esse demonstram muitas características dos profissionais que nem sempre são percebidas imediatamente em uma entrevista. Aproveite e faça testes em que ele deve desenvolver uma tarefa sozinho e outra com mais pessoas para avaliar como ele trabalha individualmente e também em equipe.

Convide o candidato para um café

Após a entrevista e o teste, que tal convidar o candidato para tomar um café? Procure manter uma conversa mais descontraída para que ele possa relaxar de toda a tensão sentida antes e assim se sentir a vontade. Aproveite e busque conversar sobre os gostos dele e peça para que ele dê opiniões sobre assuntos diversos, pois é uma excelente alternativa para conhecer o seu modo de pensar e ver o mundo.

Escolha o candidato pela razão e não pelo coração

Em alguns momentos é importante e necessário agir pelo coração, mas ao se tratar de selecionar os melhores profissionais para integrar a sua equipe o que deve prevalecer é a razão.

Assim sendo, avalie fria e calmamente as qualidades, experiências e potencialidades que o candidato possui e que podem somar com as características da equipe para auxiliar a empresa a crescer.

Ofereça outra vaga para o candidato

Quer saber o quanto o profissional entrevistado está interessado em na sua organização? Faça o seguinte teste que é bastante recomendável pelos especialistas em Recursos Humanos (RH): Ao final da entrevista ou tarefa de avaliação diga ao candidato que talvez sua empresa abra uma vaga de trabalho em outro setor ou unidade e verifique a reação ou resposta dele.

Se ele disser que está afim isso pode ser um sinal negativo, pois demonstra que não existe o real e verdadeiro interesse na vaga a qual se candidatou.

Estimule o candidato a falar por si só

Essa é outra técnica bastante adotada por recrutadores e que auxilia muito na hora da avaliação. Ao invés de perguntas, peça ao profissional para que ele mesmo fale de suas experiências de trabalho anteriores. Vale ainda pedir para que ele diga o que espera encontrar na sua empresa caso seja contratado ou como ele avalia as tendências para a sua profissão em médio e longo prazo.

Peça ao candidato para escrever… Uma redação!

Sabia que existem muitos candidatos que se sentem preocupados com este tipo de teste? Porém é importante lembrar que um colaborador precisa escrever constantemente, seja um email, uma carta comercial ou um simples bilhete.

Aqui você não vai avaliar se o candidato possui dotes artísticos, mas se ele se comunica bem – e é bom verificar se não possui problemas ortográficos, pois causam má impressão. Uma boa comunicação é importante para o desenvolvimento de um bom trabalho eficaz.

Peça ao candidato para criar uma pequena redação entre 15 e 20 linhas. Escolha um tema como, por exemplo, “porque ele deve ser contratado para aquela função”.

Últimas considerações

O processo de abertura, avaliação e seleção de novos profissionais para a integração em uma equipe é apenas trabalhosa, mas não difícil. É importante observar atentamente o candidato em todas as etapas e se ele demonstrar iniciativa, criatividade e capacidade de liderança contrate-o imediatamente, tendo em vista que esses elementos são ricos e agregam qualquer corporação.

Lembre-se após a contratação de um profissional qualificado, é importante que essa pessoa se desenvolva dentro da sua organização para que futuramente possa liderar a equipe em que está alocada. Veja como desenvolver lideranças. Boa sorte!

O que você achou dessas dicas? Deixe sua mensagem nos comentários abaixo.

Vinícius Gregório

Vinícius Gregório

Redator nas horas vagas, empreendedor na área de consultoria de negócios e sistemas de gestão empresarial, acredita que toda empresa pode ser aprimorada através da inovação e melhoria contínua dos processos.