Desenvolva um bom relacionamento com clientes - ApoioEmpresário
Aumentar Vendas

Desenvolva um bom relacionamento com clientes

Não existe maneira mais eficiente para uma empresa alcançar o sucesso e aumentar as suas vendas se não usar estratégias que podem aumentar a confiança do seu público-alvo com a mesma. Essas estratégias são maneiras eficientes de aumentar e melhorar o seu relacionamento com clientes, sendo uma moeda de troca poderosa para estimular negócios e principalmente a empresa para alcançar o amplo crescimento.

O bom relacionamento é crucial para vários processos de uma empresa sejam eles na prospecção de clientes e principalmente na qualificação, negociação e fechamento de uma compra. A estratégia é criar uma relação saudável com o seu público e aos poucos colher todos os benefícios que isso tende a promover. Confira abaixo como melhorar seu relacionamento com os clientes:

Relacionamento com clientes

Para estimular um bom relacionamento é importante que as empresas comecem a se moldar para o seu público, tendo a chance de se aproximar do mesmo e assim iniciar o primeiro contato, baseado principalmente na confiança.

Ao contrário do que as pessoas pensam não existe uma maneira correta para iniciar um relacionamento com clientes e sim padrões usados pelas empresas justamente por oferecer mais segurança. Mas como cada empresa possui tipos diferentes de clientes, tudo deve ser baseado na experiência com o seu público-alvo.

As empresas precisam entender que não devem focar somente na venda e sim na aproximação do seu público, permitindo oferecer para eles experiências únicas. Ou seja, a ideia é iniciar um meio de contato para que tenha chance de se aproximar do cliente e se tornar uma opção para as suas compras. Assim a empresa acaba ganhando em todos os sentidos, e principalmente na vantagem competitiva.

– Foque nos pilares de relacionamento e vendas

Todo o processo de venda e relacionamento com cliente é pautado nesses 4 pilares:

1° – Cliente: Neste pilar o foco para a venda deixa de ser o produto (serviço), sendo necessário pensar como ele vai resolver o problema que o cliente possui.

Torne-se um empreendedor de sucesso!

Cadastre o seu e-mail em nossa lista e receba as novidades primeiro!

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Fique tranquilo, o seu e-mail estará seguro conosco. Você poderá se retirar da lista a qualquer momento.

2° – Custo: Aqui deve-se levar em consideração muito mais que o valor cobrado pelo serviço. Neste item é necessário considerar o tempo que o consumidor vai gastar para encontrar seu serviço, o desgaste psicológico que um mal atendimento pode causar, possivelmente o local em que a empresa está estabelecida, entre outros.

3° – Conveniência: O cliente busca facilidade para adquirir os serviços, o atendimento precisa indicar que esse consumidor é especial e não apenas “mais um”, caso a empresa possua funcionários, eles devem saber falar muito bem dos serviços prestados, os horários de entrega (em caso de serviços alocados) devem respeitar o determinado pelo cliente. De forma geral, neste item é necessário fazer com que o seu consumidor se sinta à vontade com a empresa.

4° – Comunicação: Esse pilar é fundamental, pois a comunicação deve ser excelente, os clientes gostam de ver o serviço adquirido sendo divulgado, e atualmente a internet faz com que essa transmissão da mensagem seja mais fácil. Mas atenção, pois é necessário que em todos os meios de comunicação a empresa deixe uma forma de contato e um campo para tirar as dúvidas.

– Entenda que a confiança é a base do relacionamento com clientes

O erro das empresas é crer que o vínculo com um possível consumidor é criado com o preço oferecido a partir dos serviços. Na verdade, essa base deve ser criada a partir da confiança. A ideia seria a empresa conquistar seu cliente fazendo ele acreditar em sua eficiência, credibilidade e qualidade.

– Esteja sempre disposto a atender os clientes

Essa é a maneira mais eficiente de conquistar seu público, permita que eles sejam atendidos sempre que tiverem necessidade. Crie canais de comunicação eficientes e esteja disposto a sanar dúvidas, ajudá-los com os diferentes problemas, e assim conquistar a sua confiança.

Últimas considerações

As dicas acima são para iniciar um bom relacionamento com o cliente, para isso conheça mais informações sobre o público, além de saber as principais opiniões do mesmo diante de seus serviços. Com isso, a empresa pode melhorar os seus processos e principalmente fazer os seus serviços atenderem as necessidades do seu público.

Vinícius Gregório

Vinícius Gregório

Redator nas horas vagas, empreendedor na área de consultoria de negócios e sistemas de gestão empresarial, acredita que toda empresa pode ser aprimorada através da inovação e melhoria contínua dos processos.