Dicas e estratégias simples para fidelizar clientes - ApoioEmpresário
Como fidelizar seus clientes?
Aumentar Vendas

Dicas e estratégias simples para fidelizar clientes

Os clientes são elementos chaves para o surgimento, crescimento e desenvolvimento de negócios. Não é à toa que muitos estudiosos, como Kotler, afirmam que “marketing de relacionamento é baseado na premissa de que os clientes importantes precisam receber atenção contínua” Kotler (1998, p. 619), ou seja, não é adquirir novos, mas sim fidelizar aqueles já existentes.

Fidelizar clientes significa torná-los fiéis a sua empresa e isso acontece quando o consumidor tem boas experiências com uma marca, se sente valorizado por ela, encontra o que procura e a empresa torna-se a primeira opção para a aquisição de determinado produto ou serviço.

Quando uma empresa atinge um número satisfatório de clientes fidelizados é um forte indicativo de que ela também está fortalecida no mercado.

Torne-se um empreendedor de sucesso!

Cadastre o seu e-mail em nossa lista e receba as novidades primeiro!

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Fique tranquilo, o seu e-mail estará seguro conosco. Você poderá se retirar da lista a qualquer momento.

Neste artigo, separamos as melhores dicas aqui listadas as formas simples e eficazes que permitem pequenas, médias e grandes empresas fidelizarem os seus clientes. Confira comigo:

1. Diferencie a Qualidade da Quantidade

Para começar bem o seu plano estratégico tenha em sua mente que essas palavras na maioria das vezes andam separadas. Como assim? Vou explicar. Como se presume, qualidade é o nível de satisfação que um cliente tem a respeito de um produto ou serviço, enquanto quantidade é o acúmulo numérico de coisas e pessoas.

Em outras palavras, guie-se sempre pela qualidade em todos os momentos do seu negócio. Preze por isso e atente-se aos detalhes, para que tudo saia o mais próximo da perfeição. Lembre-se que se você oferece algo de qualidade para um cliente e o mesmo gostar acabará te auxiliando e divulgando o seu negócio para amigos e familiares, ou seja, trará novos clientes.

2. Ofereça bons produtos e serviços

De certa forma complementa o item anterior. Pense nas vezes em que você, como um cliente, teve contato com um produto de uma empresa que achou ruim. O que você fez? Provavelmente a sua resposta foi “Comprei / usei somente uma vez e não quis mais saber”.

Para entender esse aspecto do comportamento de compras do seu público, é importante realizar uma pesquisa de mercado. Dessa forma você saberá se o seu negócio corresponde as expectativas de quem está comprando!

As pessoas buscam por novidades que sejam boas para elas e, a maioria das pessoas que encontra bons produtos e serviços tende a ficar com essas empresas por muito tempo. Dessa forma, crie e busque sempre melhorar os seus produtos e serviços para se destacar no seu nicho e conquistar os clientes.

3. Cumpra com o que prometer

Quanto mais sincero e honesto você for com o seu cliente mais positivamente ele te enxergará. Se prometer uma determinada data como prazo de entrega procure atender a expectativa do seu novo cliente. Como sugestão, recomendo que você estabeleça um prazo maior, de forma que consiga entregar com boa antecedência. Isso faz com que o cliente fique encantado com sua empresa.

4. A simpatia é fundamental

Quem não gosta de ser bem tratado? Seja sempre simpático com seus clientes e os trate da mesma forma que gostaria de ser tratado. Mesmo que seus clientes sejam virtuais, nada melhor do que responder mensagens de texto ou atender por telefone de forma cordial e solícita. Gestos simples como esse podem fazer toda a diferença no seu negócio.

5. Ofereça benefícios e vantagens

Hoje os clientes estão “acostumados” com palavras mágicas como “desconto”, “promoção”, “liquidação” e outras semelhantes. As velhas e boas promoções são sucessos garantidos e, segundo o presidente da Azul Linhas Aéreas, Antonoaldo Neves, fazer promoção é um ato de sobrevivência de uma empresa.

Assim sendo, crie promoções, ofereça brindes, cupons de desconto e outros benefícios para que as pessoas se sintam atraídas e mantenham o contato com o seu negócio.

6. E por falar em manter o contato…

Se tem uma coisa que cliente gosta é de ser lembrado pela empresa, principalmente em seu aniversário. Manter o contato faz com que ele te enxergue com outros olhos e se aproxime do seu negócio.

Divulgue e o estimule a acompanhar a sua empresa nas redes sociais e no dia em que for o aniversário dele envie um e-mail ou ligue desejando parabéns pela data especial. E já que citei o e-mail, nada melhor do que ter o seu cliente na base de contatos eletrônicos onde se pode enviar regularmente novidades, informações e promoções que sejam do seu interesse.

Procure manter um contato regular, para que o seu cliente não o esqueça rapidamente, mas que se sinta motivado com o seu negócio.

Falando de redes sociais, é uma forma de contato muito rápida e eficaz, no entanto, não basta ter uma conta nas principais mídias sociais, é preciso interagir.Nessa hora, um aliado é o marketing de conteúdo, que consiste em publicar não apenas os seus produtos, mas também conteúdo interessante e relevante aos seus clientes. E uma forma de promoção são os sorteios, como aqueles em que é preciso compartilhar a marca para participar.

7. Preze pelo bom atendimento

Este é um ponto essencial: o atendimento é tudo! E se você possui vários funcionários é importante que desenvolva um treinamento e acompanhamento da forma que realizam o atendimento aos clientes.

A regra é simples: se você tratar bem as pessoas elas voltarão, mas se as tratar mal elas simplesmente desaparecerão. A simpatia, educação e atenção fazem com que as pessoas se sintam à vontade e especiais e espalharão elogios sobre o seu negócio.

O bom atendimento é essencial para qualquer tipo de negócio e não pode ser desconsiderado, caso contrário de nada adiantará ter o melhor produto, as maiores promoções e os e-mails mais persuasivos se não conseguir abrir e fechar com “chave de ouro” oferecendo um tratamento digno aos seus clientes.

8. Faça pós-atendimento (vendas)

O que é isso? Simples. As pessoas acostumaram com a relação “mercenária” das empresas, ou seja, preocupam-se somente em vender. O chamado pós-venda ou atendimento faz muita diferença para uma empresa que a pratica como parte fundamental de sua cultura.

Se você trabalha com vendas, nada mais gratificante para o cliente do que receber uma mensagem, e-mail ou telefonema de uma empresa querendo saber o que aquela pessoa achou do produto ou serviço adquirido.

Isso, dito de outra forma, é o mesmo “você é muito especial para mim” e o cliente fica muito satisfeito e encantado por ter sido lembrado e ouvir que “sua opinião é muito importante para o desenvolvimento da empresa”.

9. Ofereça algo gratuito

Se você já realizou a venda, nada mais interessante do que enviar algum tipo de brinde totalmente de graça e sem compromisso. Do lado do cliente, este verá que está fazendo um grande negócio e se sentirá valorizado. Assim ficará sempre observando e acompanhando sua empresa em busca de novidades em primeira mão.

10. Programas de fidelidade

Os programas de fidelidade também são muito importantes nesse momento, pois incentiva os clientes a cada vez mais adquirirem os seus produtos, assim, acumulam pontos que podem trocar por outras mercadorias ou mesmo serem revertidos em descontos. São várias as formas de criar essa ação.

No entanto, para fazer um tipo de programa assim é preciso que a sua empresa seja compatível com a proposta. Ou seja, você deve oferecer produtos ou serviços que costumam ser adquiridos em um curto ou médio espaço de tempo.

Últimas considerações

Como você mesmo percebeu as dicas apresentadas neste artigo são simples, fáceis de fazer e aplicáveis em qualquer nicho ou empresa. É só utilizar a sua criatividade e boa vontade para mostrar ao mercado que você possui um diferencial.

Vinícius Gregório

Vinícius Gregório

Redator nas horas vagas, empreendedor na área de consultoria de negócios e sistemas de gestão empresarial, acredita que toda empresa pode ser aprimorada através da inovação e melhoria contínua dos processos.