Dicas para retenção de profissionais - ApoioEmpresário
Gestão de Pessoas

Dicas para retenção de profissionais

Todas as empresas devem construir estratégias em busca de aumentar seus talentos. A retenção de profissionais se torna o foco de muitas empresas e justamente pelo valor que esses profissionais possuem no mercado. A medida que a empresa conta com os profissionais qualificados perante o seu quadro de funcionários ela tem mais chances de se sobressair aos clientes, além da melhora na qualidade das entregas e consequentemente o crescimento monetário da mesma.

No entanto para que esses colaboradores não saiam da empresa deve-se atentar a um conjunto de táticas que possuem a capacidade de despertar o interesse dos profissionais e inclusive fazê-los se sentir valorizados. Confira abaixo detalhes sobre o processo de retenção de profissionais.

Torne-se um empreendedor de sucesso!

Cadastre o seu e-mail em nossa lista e receba as novidades primeiro!

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Fique tranquilo, o seu e-mail estará seguro conosco. Você poderá se retirar da lista a qualquer momento.

Esse processo é dividido em etapas onde a empresa se torna responsável por criar um ambiente propício para realizar a atração de profissionais, como por exemplo, programas de crescimento (planos de carreira).

Retenção de profissionais

É necessário que a empresa invista em planos para melhorar os desempenhos dos profissionais e fazê-los se sentirem felizes com o cargo e benefícios que recebem tendem a receber na mesma. O ideal seria conversar com os próprios funcionários e identificar pontos a serem melhorados.
Veja abaixo formas eficientes de estimular profissionais:

– Ofereça boas condições de trabalho

Não existe uma maneira mais eficiente de estimular os profissionais da sua empresa do que ofertar para eles boas condições de trabalho. Entenda suas necessidades e permita saná-las no ambiente da empresa. Procure criar um espaço que seja prazeroso e sem competições entre as equipes.

– Saiba valorizar os seus funcionários

Outra forma eficiente de manter os seus profissionais estimulados é na valorização de seus pontos fortes e de iniciativas que o mesmo tenha tido a partir da empresa. Faça ele entender o quanto a empresa encontra-se grata por seus serviços ao ponto dele se sentir estimulado e buscar sua superação.

– Mostre caminhos, não aponte só o erro

Até os profissionais com maior capacidade intelectual podem errar, e isso é comum. Mas para não desestimular o profissional após um erro tente fazer com que ele entenda o porquê errou e quais seriam os caminhos para ter a recuperação. Mostre soluções e procure não valorizar ao extremo os erros.

Últimas considerações

Essas são apenas algumas maneiras eficientes de uma empresa iniciar todo o processo de retenção de profissionais. Procure entender que a mudança deve ocorrer primeiro no âmbito corporativo, nos conceitos da empresa e a partir do ambiente de trabalho que ela oferece aos seus funcionários, para que assim a mesma consiga fomentar essa retenção e contar apenas com o grupo de funcionários estimulados, produtivos e satisfeitos com a empresa.

Vinícius Gregório

Vinícius Gregório

Redator nas horas vagas, empreendedor na área de consultoria de negócios e sistemas de gestão empresarial, acredita que toda empresa pode ser aprimorada através da inovação e melhoria contínua dos processos.