Empresa Saudável e de Portas abertas
Controlar Finanças

Empresa saudável e de portas abertas – Veja como fugir do fantasma da falência

Abrir uma empresa, independente do setor de atuação, é sempre algo trabalhoso e que exige muito planejamento estratégico, financeiro e organizacional. No entanto, o número de empresas que abrem falência não para de crescer. Segundo o Boa Vista SCPC, em 12 meses as falências decretadas subiram 17,8%.

Tendo isso em mente, é importante avaliar se a sua empresa está no caminho correto ou se está correndo risco de abrir falência. Veja abaixo alguns pontos que podem mostrar um caminho nada saudável do seu negócio e que devem te deixar alerta.

  • Endividamento
  • Inadimplência
  • Diminuição de novos negócios
  • Queda no faturamento
  • Atraso no pagamento de impostos, fornecedores e colaboradores

Se depois de ler isso uma sirene começou a soar na sua cabeça, está na hora de contratar profissionais especializados para avaliarem e tomarem medidas necessárias, embora muitas vezes drásticas, visando reverter o processo.

bomba-dinheiro

Cortando o mal pela raiz

 

Embora não seja fácil, criar uma empresa saudável não é impossível. Algumas medidas simples podem ajudar no direcionamento positivo do negócio antes e depois de ele sair do papel.

  • Evite negócios iguais ou similares aos já existentes no mercado. Seja original!
  • Não ouvir pessoas mais experientes que você ou com ideias diferentes com certeza é um grande erro. Ninguém é o dono da verdade.
  • Comece pequeno para não perder dinheiro.
  • Seja um vendedor, independente da sua formação. Para ter um negócio bem sucedido você precisa vender a sua empresa e para isso, dedicar ao menos 2 horas por dia.
  • Seja generoso. Você já usou o Whatsapp, Google Maps e Facebook, certo? Oferecer serviços gratuitos e de qualidade certamente não irá fazer sua empresa falir!

Torne-se um empreendedor de sucesso!

Cadastre o seu e-mail em nossa lista e receba as novidades primeiro!

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Fique tranquilo, o seu e-mail estará seguro conosco. Você poderá se retirar da lista a qualquer momento.

Em tempos de crise, ser inovador e ter a humildade de pedir ajuda profissional é de suma importância. Além de colaborar com a saúde da sua empresa, essa postura pode até mesmo alavancar o seu negócio.

E é sempre bom lembrar que é essencial avaliar seu fluxo de caixa, dessa forma você saberá as futuras projeções para o seu negócio e também conseguirá avaliar a situação atual dele!

 

Saiba mais:

http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/esta-na-hora-de-pedir-falencia/
http://www.infomoney.com.br/negocios/noticia/4559620/pedidos-falencia-sobem-janeiro-ante-mesmo-mes-2015-diz-boa
http://www.contabeis.com.br/noticias/26849/pedidos-de-falencia-crescem-e-recuperacao-judicial-tem-maior-alta-em-10-anos/
http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/Evitando-a-fal%C3%AAncia:-garanta-o-sucesso-de-seu-neg%C3%B3cio
https://www.youtube.com/embed/mbNCfd1JeIc

Vinícius Gregório

Vinícius Gregório

Redator nas horas vagas, empreendedor na área de consultoria de negócios e sistemas de gestão empresarial, acredita que toda empresa pode ser aprimorada através da inovação e melhoria contínua dos processos.