Estar à frente de um setor ou até mesmo de uma empresa está longe de ser uma tarefa fácil. Além de toda responsabilidade de obter bons resultados e procurar inovações para a companhia, o gestor deve fazer uma excelente administração de sua equipe!
Os conflitos existem em todos os departamentos das empresas e por diversas razões, mas para serem produtivas, as discussões devem ser estimuladas apenas nos momentos e locais apropriados, não permitindo que os ânimos se alterem e a situação saia de controle.
Identificando as razões
Identificar os conflitos certamente não é uma tarefa fácil, pelo menos não antes que eles apareçam como um grande problema. Veja algumas situações para as quais se deve ter atenção especial:
- Pressão excessiva no ambiente de trabalho
- Insubordinação frequente
- Falta de adaptação de um membro da equipe
- Preconceito, exclusão ou perseguição a uma pessoa
- Ambiente ou equipamento inadequado para o trabalho
- Abuso de poder
- Desorganização na distribuição das demandas e cumprimento de prazos
Seja qual for a razão para o impasse, percebê-lo e contorná-lo é uma tarefa árdua e que exige acompanhamento integral do gestor da área. Caso contrário, será difícil estabelecer uma opinião sobre cada situação e, consequentemente, encontrar uma solução para cada caso.
No entanto, o principal objetivo do gestor não deve ser apenas solucionar o conflito pontualmente, mas sim, fazer isso com o menos risco possível à empresa e mantendo o ambiente de trabalho harmonioso entre funcionários, colaboradores, clientes e chefias.
Medidas cautelares
Apesar de inevitáveis, os conflitos podem e devem ser minimizados. Algumas ações simples podem ajudar nessa tarefa.
Fofocas – a maneira mais prática de evitar esse mau hábito é ser transparente com a equipe. Seja honesto e evite especulações.
Postura dentro e fora do escritório – procure ter o mesmo posicionamento em momentos de descontração e em momentos corporativos. Isso ajuda a evitar situações constrangedoras e delicadas.
Casa x trabalho – todos os colaboradores da empresa, incluindo você, têm vida pessoal. Respeitar os acontecimentos que, por muitas e inevitáveis vezes, interferem no cotidiano corporativo e essencial. Contudo, é necessário pontuar paralelamente todo e qualquer abuso dos casos pessoais no ambiente profissional.
Desenvolva talentos – como chefe você deve desenvolver os colaboradores da sua equipe, dessa forma eles estarão motivados e tendem a produzir mais.
Então, daqui para frente você já sabe: nada de correr dos problemas. Abrace-os!
Saiba mais:
Endeavor - Abrace o conflito
Endeavor - Mantenha o clima sempre favorável com uma boa administração de conflitos
Infomoney - 5 dicas para ter um bom relacionamento no ambiente de trabalho
SEBRAE - Aprenda a lidar com conflitos em sua empresa