Quando vou ter lucro? - ApoioEmpresário
Quando sua empresa pode começar a separar os lucros para pagar os dividendos do empreendedor?
Controlar Finanças

Quando vou ter lucro?

É claro que todo empreendedor, ao iniciar um novo modelo de negócio, almeja alcançar o lucro como recompensa natural de seu trabalho, ainda mais quando ele sonha com a liberdade financeira e, no Brasil, é muito comum este desejo que é oriundo do estresse e desânimo com o trabalho formal, principalmente na questão salarial.

E, como o país está passando por um período de forte crise financeira, vários jornais e revistas como a Época noticiam o aumento de empreendedores que partiram para os negócios como “opção” e não vocação uma vez que, perderam os seus empregos e encontram no empreendedorismo uma grande oportunidade.

Por outro lado, como se sabe, abrir um negócio envolve uma série de procedimentos burocráticos e investimento. Existem alguns casos que empreendedores demoram a começar, de fato, o seu negócio devido à ocupação em resolver todos os trâmites.

Mas será que um novo negócio possui uma data definida para começar a gerar lucro para o empreendedor? Como ele deve se comportar enquanto este momento não surge? Saiba as respostas para estas questões ao longo deste artigo. Me acompanhe!

 

A ansiedade de monetização rápida

 

Qual empreendedor que ao iniciar seu negócio não sente certa ansiedade para começar a obter os seus lucros? Todos são esperançosos e, se pudessem, faziam com que o dinheiro entrasse logo no primeiro dia. Infelizmente as coisas não funcionam dessa forma.

Torne-se um empreendedor de sucesso!

Cadastre o seu e-mail em nossa lista e receba as novidades primeiro!

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Fique tranquilo, o seu e-mail estará seguro conosco. Você poderá se retirar da lista a qualquer momento.

Uma coisa é certa: Quanto maior é o investimento realizado pelo empreendedor maior é o nível de ansiedade em obter os lucros do negócio e aí ele deve ter muito cuidado para não perder o foco de seu projeto. O lucro vem? Com certeza, mas ele tem o seu tempo certo.

 

Quanto tempo demora a surgir o lucro?

 

A resposta desta pergunta não é dada de forma certa e única. Cada modelo de negócio acontece no seu próprio tempo. Quando se inicia um novo projeto, o mesmo precisa passar por um processo de criação, desenvolvimento, ajustes e maturação para começar a gerar os primeiros e pequenos lucros.

Estes lucros podem ser ascendentes, ou seja, são conquistados aos poucos e de forma crescente. A maioria dos casos no Brasil demora um pouco a gerar o lucro e, durante esta fase, o empreendedor deverá estar preparado para qualquer necessidade e é por isso que algumas dicas importantes são passadas pelos especialistas. As principais recomendações dizem respeito à economia e criação de reserva financeira, para que o empreendedor possa se sustentar até que o seu negócio se torne mais viável.

Para ter o lucro constantemente com a sua empresa é interessante que o empreendedor invista também no fortalecimento da marca perante o mercado.

Veja, a seguir, algumas dicas importantes para você se preparar.

 

Mantenha o foco

 

O foco é essencial para quem deseja alcançar o sucesso. Por que isso? Simples. Se você não trabalhar focado poderá se deixar levar pelo nervosismo e ansiedade e acabará buscando alternativas diferentes para solucionar os problemas.

Se começar demorar a ter o retorno esperado correrá o risco de se desesperar, alterar o modelo do negócio ou na pior das hipóteses acabar desistindo. Desta forma, mantenha sempre forte o seu foco.

 

Tenha paciência

 

Como disse, os negócios tem o seu próprio tempo e se você não “respeitar” este detalhe terá sérias dificuldades de tolerar e superar este momento. Busque manter a tranquilidade para que seu negócio comece a ter rentabilidade o quanto antes.

Procure exercitar a sua resiliência para vencer este momento. E este é um grande segredo que diferencia os casos de sucesso dos casos de fracasso. As pessoas resilientes são as mais propensas ao sucesso e acabam se destacando como autoridades.

 

Trabalhe com energia

 

Tudo bem que não somos iguais todos os dias, mas no empreendedorismo é importante que se mantenha a vontade, energia e força para crescer e construir o seu negócio de sucesso.
Os maiores nomes do empreendedorismo trabalham muito e sabe por quê? Pois estão em busca de constante superação, ou seja, quando se alcança um resultado já começa a estipular outro para ser trabalhado e conquistado. Empreender é mexer frequentemente.

 

Mantenha as suas finanças em dia

 

A chamada gestão financeira é muito importante e o empreendedor deve dar grande atenção para não ficar sem recursos, para resolver algum importante problema.

Seja precavido e poupe o seu dinheiro, para que, se for preciso, não necessite ir ao banco para pedir um empréstimo, o qual vem com juros consideráveis e que pode dificultar o seu planejamento mensal de gastos. Atente-se a esta questão para não cometer erros.

Ressaltando que para chegar ao ponto de começar a ter lucros consideráveis com a empresa é necessário que a parte financeira esteja bem organizada e o empreendedor tenha total conhecimento do fluxo de caixa.

 

Para fechar

 

Um dos pontos mais interessantes no empreendedorismo é a vontade de desafio e superação. Por isso não tenha medo de inovar, já que ela pode adiantar a lucratividade do seu negócio. Pense nisso! Espero que este artigo tenha te ajudado. Até mais!

 

Saiba mais

Aprenda a planejar para poder multiplicar
100 ideias para montar o seu próprio negócio
Dívidas, nem pensar!

Vinícius Gregório

Vinícius Gregório

Redator nas horas vagas, empreendedor na área de consultoria de negócios e sistemas de gestão empresarial, acredita que toda empresa pode ser aprimorada através da inovação e melhoria contínua dos processos.