Calcular a rentabilidade de seu negócio, saiba como - ApoioEmpresário
Controlar Finanças

Calcular a rentabilidade de seu negócio, saiba como

A rentabilidade de um projeto é importante para medir o potencial que o negócio tem em se pagar com base nos investimentos que você fez. Mas como faço para calcular a rentabilidade de um projeto? É o que o ApoioEmpresario vai explicar a seguir, vamos ver?

Vamos imaginar que sua empresa de serviços venda serviços de telefonia. Sua empresa tem um serviço carro-chefe que é o mais pedidos por todos os seus clientes. O preço investido para o serviço ao todo é da mão de obra, instalação, tempo e gasolina resulta em 3 mil reais ao todo, e o lucro mensal que você tem com esse serviço é de 350 mil reais. Se dividirmos o lucro pelo investimento (gasto) chegaremos a 116 mil reais.

Torne-se um empreendedor de sucesso!

Cadastre o seu e-mail em nossa lista e receba as novidades primeiro!

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Fique tranquilo, o seu e-mail estará seguro conosco. Você poderá se retirar da lista a qualquer momento.

Para saber qual o preço do projeto a ser cobrado basta dividir 116 mil por 3 mil reais, dará 348 reais por instalação.

A rentabilidade do projeto nada mais é do que os ganhos que a empresa tem sobre cada investimento feito. Você pode calcular a rentabilidade do seu projeto de várias maneiras como a que exemplificamos acima ou utilizando essa seguinte fórmula: lucro operacional – investimento / investimento x 100.

O que são investimentos?

Investimentos ou gastos, são as despesas da empresa podendo elas serem fixas ou eventuais. Pode ser:

  • Pagamentos de funcionários

  • Despesas fixas

  • Tempo

  • Despesas de deslocamento

  • Materiais de escritório

Viu como não é difícil calcular a rentabilidade de seu projeto? Acompanhe o ApoioEmpresario para mais artigos de dicas como esse.

Avatar

Apoio Empresário

O ApoioEmpresário é um portal com a missão de compartilhar conteúdos relevantes aos empreendedores que buscam informações de gestão de negócios.
Acreditamos que, com este trabalho, levaremos informações que serão importantes na trajetória de cada leitor. Isto irá contribuir positivamente para o progresso dos empreendedores e do Brasil.