Como saber quais as vantagens competitivas da minha empresa? - ApoioEmpresário
Controlar Finanças

Como saber quais as vantagens competitivas da minha empresa?

Um diferencial é aquilo que alguém ou uma empresa faz de diferente dos demais. Podemos chamar a vantagem competitiva de diferencial competitivo. Mas o que é? Como saber se minha empresa tem essa vantagem? Veja abaixo como identificar as vantagens competitivas de sua empresa.

Torne-se um empreendedor de sucesso!

Cadastre o seu e-mail em nossa lista e receba as novidades primeiro!

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Fique tranquilo, o seu e-mail estará seguro conosco. Você poderá se retirar da lista a qualquer momento.

O que é vantagem/ diferencial competitivo?

É a razão pela qual os clientes escolheram determinada empresa e não a concorrente, porque talvez a empresa tenha algo único que as outras não tenham. Para estabelecer o que é ou o que não é, depende do segmento e o setor que atua, porque o que é vantagem para uma pode não ser para outra.

Como definir qual a vantagem/ diferencial competitivo da minha empresa?

Existe um modelo de tomada de decisão chamado VRIO, que significa respectivamente, Valor, Raridade, Imitabilidade e Organização. O VRIO é um mecanismo baseado nos recursos da empresa, ou seja, uma análise interna do seu negócio.

São quatro perguntas que devem ser feitas, vamos a elas?

Meu produto/ serviço tem valor?

Recursos valiosos serão provavelmente o que agregarão a missão de sua empresa. Produzir ou oferecer algo que tenha valor para o cliente é um diferencial competitivo entre os concorrentes.

O que tenho de raro na minha empresa?

Ter uma raridade que só sua empresa tenha é um privilégio, pois seus concorrentes não irão ter, e pode ser como por exemplo, uma maneira de entregar um serviço com maior qualidade em menor tempo.

Meu serviço é fácil de ser imitado?

Serviços que são difíceis de serem imitados agregam mais valor a empresa, pois só ela terá, transformando assim, em vantagem competitiva.

Os setores da minha empresa estão organizados?

Setores bem organizados e estruturadas têm mais chances de terem uma vantagem entre os concorrentes, uma vez que todos os setores estão alinhados, fica mais fácil de trabalhar.

Tendo consciência de todos esses pontos do VRIO, conseguimos identificar os recursos, vantagens e assim protegê-los da concorrência. Lembre-se: existem outros modelos de tomadas de decisão existentes dentro de uma planejamento estratégico, o VRIO é só um exemplo dele.

Para mais dicas como essa, fique de olho no site do ApoioEmpresario!

Avatar

Apoio Empresário

O ApoioEmpresário é um portal com a missão de compartilhar conteúdos relevantes aos empreendedores que buscam informações de gestão de negócios.
Acreditamos que, com este trabalho, levaremos informações que serão importantes na trajetória de cada leitor. Isto irá contribuir positivamente para o progresso dos empreendedores e do Brasil.