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Como vender por e-mail?

Já pensou em atingir metas, criar relacionamentos duradouros com seus clientes, fidelizar e ainda aumentar suas vendas? Esses são alguns benefícios de se vender por e-mail. Porém, engana-se quem pensa que é preciso enviar apenas um monte de mensagens para uma lista com mutos clientes. A prática de vendas por e-mail é muito mais que isso e requer muita atenção, vamos descobrir como fazê-las corretamente?

Tenha uma lista

É importante ter uma lista de clientes que você sabe que vão se interessar pelo o que você vai oferecer. Por exemplo, sua empresa possui diferentes serviços e você sabe qual cliente se interessa pelo o que, então na sua lista de e-mail separe por interesse e mande especificamente para aqueles que achar que irão demonstrar algum reação positiva, pois assim a taxa de rejeição será menor.

Mas não só para seus clientes esse e-mail marketing deve ser direcionado, os leads potenciais, ou seja, pessoas que já compraram de você uma vez, que se cadastraram no seu site ou que reagem em publicações na sua rede social, essas pessoas merecem receber também, claro, se você obtiver os e-mails delas.

Oferta direta e indireta

Você ainda pode optar pela venda direta ou indireta. A oferta direta é aquela que o próprio nome já diz a venda é direta, está explicito no e-mail que a sua empresa está querendo vender algo para o cliente.

A oferta indireta é feita de uma maneira que deixa subentendido que por trás existe o objetivo de venda, mas ele não está explicito no e-mail. Geralmente, esses e-mails vem com bastante informações sobre o produto/ serviço, fala dos benefícios e vantagens, caso a pessoa tenha o interesse, abaixo o e-mail segue com um link que destina a página de compra.

Ainda existe uma opção que mescla as duas ofertas, nesse sentido os e-mails são separados por semana. Por exemplo, na primeira semana são mandados dois e-mails com informações sobre o produto/ serviço, na semana seguinte mais dois e-mails sobre as vantagens, na última semana é enviado um e-mail final com a oferta para os clientes comprarem. Aqui a lógica é nutrir para depois converter em vendas.

Independente da oferta que escolher, coloque um prazo/ data limite para aguçar o senso de urgência de seu público, assim eles perceberão que a oferta é limitada e vão querer comprar.

Crie um cronograma

A criação de um cronograma organiza tudo aquilo que você quer e precisa mandar nos e-mails. Por exemplo, você pode começar com um e-mail apresentando o produto, no próximo as soluções e benefícios serão apresentadas, e assim por diante. É importante listar os pontos que deseja abordar e respeita os dias que estão programados.

Personalize a mensagem

Aproxime seu cliente de você, utilize os recursos de chamar pelo nome, mostre como tal oferta mudará a vida dele, traga soluções concretas e inovadoras.

Requisitos

Após essas informações, podemos listar os requisitos essenciais para se fazer um bom e-mail marketing, são eles:

  • Ter uma lista

  • Um produto ou serviço para promover

  • Boa comunicação

  • Uma data limite

Agora que você já sabe os principais pontos para se vender por e-mail, não vai deixar de colocar me prática na sua empresa, né? Pratique-as e boas vendas!

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