Boa impressão em um minuto, conheça o elevator pitch - ApoioEmpresário
Aumentar Vendas Dicas úteis

Boa impressão em um minuto, conheça o elevator pitch

Primeiramente você sabe o que significa elevator pitch? No sentido literal da palavra elevator é elevador e pitch significa conversa rápida, portanto, conversa rápida de elevador.

Você sabe como é utilizado para conquistar clientes e por que você deve fazer para o seu negócio? Aprenda de fato como utilizar o elevator pitch nas suas conversas e apresentações!

Como fazer o elevator pitch?

Vamos supor que em um dia qualquer você entre no elevador e encontre Bill Gates, fundador da Microsoft, o que você faria?

Opção um: Conversar sobre o clima do dia.

Opção dois: Aproveitar para falar do seu negócio e os principais valores da sua empresa.

Qual a chance de você encontrar ele novamente? A opção mais correta a se tomar diante desse caso seria aproveitar a oportunidade e falar do seu negócio. Todavia, Bill Gates deve receber um milhão de propostas e ouvir discursos de empreendedores iguais a você, então como se destacar e mostrar que a sua empresa tem valor?

Nós selecionamos alguns pontos indispensáveis e que devem ser encontrados na sua conversa, que não precisa ser no elevador, veja abaixo:

• Público-alvo: fale sobre e para quem é o seu negócio
• Produto ou serviço: fale sobre o produto ou serviço que a sua empresa vende
• Como: como a empresa vende esse produto ou serviço? E-commerce? PDV? Loja física?
• Vantagens e benefícios: quais são as vantagens e benefícios que seu produto ou serviço pode oferecer a quem compra?

De uma maneira mais fácil de entender seu discurso pode ser: “Minha empresa x, tem como vantagem n coisas para o público y que podem encontrar nossos produtos w através do nosso canal z.”

Entendeu como funciona? Rápido e simples sem muitas enrolações.

Erros que são cometidos

Um erro muito comum é achar que essa conversa tem o objetivo de vender e o elevator pitch não é isso. A prática tem como objetivo informar, tornar conhecido e que a pessoa que esteja ouvindo se sinta motivada a querer saber e conhecer um pouco mais sobre o que você disse. Outro erro é a falta de informação, ok, tem que ser rápido e prático, mas você não pode omitir todos os detalhes, né? Dê o máximo de informações relevantes no menor tempo.

Treino, treino e treino

Para ficar bom no elevator pitch você deve apenas treinar. Treine sozinho, treine com alguém, faça uma lista dos pontos que considera importante falar, cronometre seu tempo, entre outros. Nada sai absolutamente bom sem um treino, por isso treine sempre que puder para evitar erros e ficar cada vez mais apto no elevator pitch.

De forma geral, a ideia é que você fale da sua empresa somente no tempo que leva dentro do elevador com um possível investidor.

E se alguém encontrasse o ApoioEmpresario, o que eu falaria?
“O ApoioEmpresário é uma empresa que visa resolver a falta de gestão financeira para pequenas empresas. Aliando a tecnologia ao nosso método de trabalho, trazemos o que todo empreendedor precisa: Tranquilidade e segurança para o seu negócio.”