Por que conhecer o público-alvo do seu negócio? - ApoioEmpresário
Aumentar Vendas Novos Negócios

Por que conhecer o público-alvo do seu negócio?

Pode parecer clichê falarmos que você deve conhecer bem o público-alvo do seu negócio antes de investir em melhorias para o seu website, não é mesmo?
Pensando nisso, trouxemos alguns bons motivos que vão te ajudar a considerar um estudo aprofundado das pessoas que acessam seu website. Vamos lá?

Torne-se um empreendedor de sucesso!

Cadastre o seu e-mail em nossa lista e receba as novidades primeiro!

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Fique tranquilo, o seu e-mail estará seguro conosco. Você poderá se retirar da lista a qualquer momento.

 

O que é o público-alvo?

São pessoas que possuem características em comum, por exemplo, idade, sexo, interesses, entre outros, para as quais a sua mensagem será transmitida. Em outras palavras, essas são as pessoas que vão consumir aquilo que o seu negócio oferece, seja um produto ou serviço.
Com base nos dados levantados sobre elas é possível definir toda a estratégia de marketing que será utilizada para que elas se sintam atraídas pelo seu negócio.

 

Descobrindo quem é seu público

Atualmente temos muitas ferramentas online que podem te auxiliar nessa busca, algumas delas são:
O Google Analytics, onde você pode configurar no seu website e a partir dele extrair relatórios completos sobre as pessoas que acessaram seu site.
Os relatórios das redes sociais, em geral eles retornam itens básicos sobre o público, como por exemplo, o sexo, idade, localização, etc. Esses são pontos muito importantes, pois com base neles você poderá definir a abordagem dos assuntos.

 

Como seu conteúdo é acessado?

Você deve estar se perguntando: “Qual a importância de saber como o público acessa meu conteúdo?”
Com base nessa informação é possível adaptar suas postagens e informações para que sejam melhor visualizadas de acordo com o dispositivo utilizado.
Por exemplo, 90% do público alvo so seu negócio acessa o site via smartphone (essa informação estará nos relatórios do Google como acesso mobile), mas ele não é responsivo, ou seja, não se adequa automaticamente ao tamanho da tela, então você pode estar perdendo muitas vendas, pois existem inúmeros ruídos entre a mensagem e o receptor até que ela seja compreendida.

Agora que eu sei os dados do meu público, o que fazer?

Após ter todas as informações sobre quem e como consomem seu conteúdo, você deve começar a fazer adaptações para que seu website torne-se mais agradável visualmente para o seu público-alvo.
Caso seu público seja de maioria masculina, não adianta postar artigos e informações de coisas inteiramente femininas, pois eles não irão se identificar ou até mesmo entender a mensagem. Porém se o conteúdo passar a interessar, a probabilidade de encantar e converter em mais vendas é ainda maior!

Vamos colocar em prática tudo o que aprendeu com esse artigo?
A Optera Sistemas possui especialistas em website para te ajudar com todas as suas dúvidas! Entre em contato conosco hoje mesmo!

Avatar

Apoio Empresário

O ApoioEmpresário é um portal com a missão de compartilhar conteúdos relevantes aos empreendedores que buscam informações de gestão de negócios.
Acreditamos que, com este trabalho, levaremos informações que serão importantes na trajetória de cada leitor. Isto irá contribuir positivamente para o progresso dos empreendedores e do Brasil.