Devo utilizar cross selling e up selling no meu negócio? - ApoioEmpresário
Aumentar Vendas

Devo utilizar cross selling e up selling no meu negócio?

Essas duas estratégias de vendas servem para quase todos os negócios e não requerem grandes estratégias de publicidade para darem certo. O cross e o up selling são maneiras descomplicadas e inteligentes para aumentar as vendas da sua empresa. Vamos descobrir o que são e como aplicar para o aumento das suas vendas?

O que é cross selling?

O cross selling é uma técnica que incita o consumidor a levar algo a mais, um produto que seja complementar ao que ele escolheu. Você já comprou pela internet e na hora de finalizar a compra o site te enviou uma mensagem “achamos que você gostaria de conhecer esses produtos” ou “pessoas que levaram esse produto também se interessaram por esses”? Se já passou por esse tipo de experiência, você esteve em uma estratégia de cross selling.

A melhor maneira dessa técnica dar certo é oferecer produtos que são complementares um do outro, por exemplo, celular + capinha de proteção, lanche + suco, camiseta + shorts, brinco + colar, etc.

O que é up selling?

O up selling é uma técnica que induz o consumidor a gastar mais por uma coisa de mais qualidade e mais benefícios. Por exemplo, você vai à uma concessionária comprar um carro que você gosta e se interessa, o vendedor te apresenta outros carros similares ao que gosta, porém com melhor custo x benefício e com mais vantagens por um preço um pouco mais elevado. Esse é o up selling.

Não necessariamente serão produtos muito mais caros que os vendedores irão apresentar, mas com certeza, são produtos que valem um pouco mais devido as suas características.

Então quer dizer que…

O up selling é incentivar clientes a comprarem algo mais caro do que eles procuravam, porém com mais benefícios, e o cross selling é incentivar os clientes a comprarem algo que complemente o que eles vão levar.

As duas estratégias são formas vantajosas tanto para o consumidor quanto para a empresa, pois satisfaz quem compra e aumenta o lucro de quem vende.

Por que devo aderir?

Simples, o seu cliente foi até você porque ele já decidiu comprar – o que é a decisão principal. Incentivá-lo para levar ou comprar algo a mais torna-se mais fácil quando a decisão de compra já foi tomada.

Como utilizar o cross selling na minha empresa?

  • Mostre valor: se o seu cliente comprar um celular, mostre para ele a vantagem de se ter um fone de ouvidos com qualidade que durará por muito tempo e que não danificará o aparelho.

  • Ofereça descontos: você pode fazer um combo pela compra das peças, por exemplo, “leve as duas peças que eu faço um preço mais barato para você”.

  • Utilize as palavras estrategicamente: tente captar as emoções de seu cliente, utilize frases como “ficaria ótimo em você esse produto”, “tal peça combina tanto com essa, não acha?” ou “levando essas peças complementares eu faço um desconto especial”.

Como utilizar o up selling na minha empresa?

  • Mostre vantagens: deixe claro para seu cliente as vantagens do produto e não foque apenas no seu preço um pouco mais elevado.

  • Ofereça alternativas: a maioria das pessoas que gostam de fast foods já foram ao Mc Donald’s e sempre escutam a pergunta “batata grande por mais R$ 1,00?”, tente utilizar a estratégia deles, mostre uma alternativa mais vantajosa para algo que o consumidor já vai levar.

  • Utilize as palavras estrategicamente: como vendedor você sabe que tratar bem seu cliente é essencial, por isso utilize frases como “acho que você gostaria desse produto também”, “essa peça x está com um desconto especial” ou “esse produto está sendo muito bem visto pelos clientes, só existem mais y no estoque”.

Colocar todas essas dicas de vendas em prática pode ser o empurrão que o seu negócio precisava para alavancar as vendas da sua empresa. Aproveite o conteúdo e deixe nos comentários se você já fez essas estratégias e se deu certo. Até a próxima!