Diferença entre empreendedor e empresário - ApoioEmpresário
Dicas úteis Gestão de Pessoas Novos Negócios

Diferença entre empreendedor e empresário

As palavras empreendedor e empresário muitas vezes são confundidas e usadas como se fossem a mesma coisa. A verdade é que elas são complementares, mas não possuem o mesmo significado. Para acabar de vez com essa dúvida do que cada palavra significa, nós criamos esse artigo para você, acompanhe!

O que é ser empreendedor?

O termo empreendedor se refere aos profissionais que não necessariamente tenham um negócio, ser empreendedor não é uma profissão, mas sim um comportamento. Está ligado a uma pessoa que visualiza oportunidades, é proativo, criativo e consegue agregar valor para produtos e serviços inovadores.

As características de um empreendedor não consiste apenas em ter ideias inovadoras, é necessário ser motivado, assumir riscos, ter iniciativa, responsabilidades e acima de tudo, construir um networking para auxiliar seu trabalho e sucesso.

Tipos de empreendedor

Individual: pessoa que atua no mercado com uma empresa própria

Digital: disponibiliza um produto/serviço via internet, este perfil é comum em e-commerces

Social: é aquele que trabalha em prol de soluções e mudanças aos problemas da sociedade, é presente em ONGs e empresas do terceiro setor

O que é ser empresário?

Empresário é uma profissão. É uma pessoa física ou jurídica que por meio da junção de capital e trabalho produz e gerencia serviços ao mercado obtendo lucro e fazendo com que a empresa cresça. Para ser um empresário é necessário ter mão de obra, dinheiro, materiais, uma equipe, equipamentos, entre outros.

Tipos de empresário

Individual: pessoa física que organiza a empresa de forma individual

Coletivo: pessoa jurídica que com a união de pessoas com o mesmo objetivo, explora uma atividade econômica

E você, com base nas características de cada um, tem mais espírito para ser um empreendedor ou um empresário?