Empatia do sucesso, você pratica nos seus serviços? - ApoioEmpresário
Dicas úteis Gestão de Pessoas

Empatia do sucesso, você pratica nos seus serviços?

Se procurarmos o significado de empatia no dicionário ele nos mostrará “Ação de se colocar no lugar de outra pessoa, buscando agir ou pensar da forma como ela pensaria ou agiria nas mesmas circunstâncias.” E é exatamente disso que esse artigo do ApoioEmpresario se trata; agir e pensar de modo a se colocar no lugar do outro.

Um líder deve compreender de tudo e todos dentro de uma organização, e você pode estar pensando que somente o chefe que deve agir de forma empata com seus funcionários e clientes. Mas para uma empresa dar certo, é necessário que todas as partes se formem um todo, ou seja, que acreditem no mesmo propósito para fazer dar certo. Chamamos de empatia do sucesso quando todas as partes se unem e acreditam que agir de forma a se colocar no lugar não só dos clientes, mas de todos dentro da empresa, é a chave para o sucesso.

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Solução dos problemas

Os funcionários devem procurar onde é a “dor” de seus clientes para depois oferecerem a solução para eles. Quando pensamos em primeiro entender de forma clara para depois vender, estamos nos colocando no lugar de nossos clientes, porque aqui o objetivo é entender, procurar a solução para depois ajudar/ vender.

De dentro para fora

Seus clientes chegaram até você pelo o que você faz, sendo que de alguma forma o que sua empresa e seu serviço transmitem conseguiram atingir a parte emocional dessas pessoas. Sabe por que? Porque as pessoas acreditam naquilo que você acredita. Então, pense para o seu tipo de negócio: “Qual a diferença que eu quero fazer na vida dos meus clientes?”, “Qual a transformação que eu posso trazer?”, “Como os valores de meus clientes se encaixam no que eu acredito?” Os seus clientes querem atitudes humanizadas e não termos técnicos quando eles forem até você.

Comprometimento

Já foi dito aqui no ApoioEmpresario que a melhor propaganda é a boca a boca, lembram? Pois é, volto a repetir que se você tratar seu cliente com respeito, comprometimento e de forma com que ele se sinta muito bem recebido, ele irá te indicar para outras pessoas. E esse processo de bom atendimento + indicação é = a uma boa imagem de uma empresa que preza pela empatia.

As empresas de sucesso são as que escutam e se comunicam com seu público, que sabem que oferecer uma boa experiência e nutrir o público é o verdadeiro sucesso, e não estar em primeiro lugar nos concorrentes ou vender mais e mais. Quando seu objetivo for proporcionar a cada um de seus consumidores uma experiência tão boa quanto a qualidade do seu serviço, parabéns, você estará praticando a empatia do sucesso no seu negócio.