Linhas de créditos: o que são e quando utilizá-las? - ApoioEmpresário
Controlar Finanças Dicas úteis

Linhas de créditos: o que são e quando utilizá-las?

Vivemos em tempos que a economia está cada vez mais complicada sendo difícil conseguir pagar as finanças sem ficar “enforcado”. Essa situação se agrava ainda mais quando você tem uma empresa. Alguns empreendedores recorrem a ajudas de empréstimos, cartão de crédito e cheque especial, porém os juros elevados mantém as pessoas que usam esse tipo de opção endividados por muito tempo. Neste contexto, surgiu uma opção de empréstimo mais inteligente com grandes benefícios para seus consumidores: as linhas de crédito. O ApoioEmpresario hoje irá lhe mostrar o que são as linhas de créditos, como funciona para empresas e como obtê-las, confira!

O que são linhas de créditos?

Linha de crédito é um tipo de empréstimo ou financiamento que os bancos disponibilizam paras empresas ou pessoas físicas. Ou seja, o banco te empresta dinheiro para a sua empresa realizar uma finalidade específica. Porém, ela difere de um empréstimo tradicional, pois você não precisa começar a pagar a partir do momento em que recebe o dinheiro. É semelhante ao cheque especial e cartão de crédito, porém os juros são muito menores e o limite maior.

Como funciona?

Na linha de crédito você só faz pagamentos do dinheiro que realmente gastar. Então pense assim: sua empresa precisa de dinheiro para montar escritório, você vai até o banco, pede uma linha de crédito para tal finalidade no valor x. O valor fica disponível em sua conta, mas você não paga juros referente ao crédito, somente pagará o valor que utilizar, então não necessariamente precisa utilizar todo o valor que se encontra na conta.

Como obter?

A partir do momento em que você abre uma empresa e consequentemente a conta referente à ela no banco, já irá existir um valor de limite pré aprovado pelo seu banco. Para disponibilizar a linha de crédito é necessário levar várias documentações para o gerente da conta da sua empresa como comprovantes de valores, orçamento, contratos, situação da mesma, etc.

Que tipo de linha escolher?

Algumas instituições financeiras que oferecem as linhas de créditos são: Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Sicredi, Caixa Econômica e Sicoob, consulte qual se encaixa mais com o perfil e objetivos da sua empresa.

Nós do ApoioEmpresario esperamos ter ajudado você a entender um pouco mais sobre esse novo conceito de empréstimo. Ah, nós não somos uma instituição bancária, sendo assim não realizamos nenhum tipo de empréstimo.

Para mais conteúdos referentes à esse, volte a nossa home e escolha um artigo que mais lhe agrada. Até a próxima!