Matriz SWOT: o que é e porque é importante a sua empresa ter uma - ApoioEmpresário
Novos Negócios

Matriz SWOT: o que é e porque é importante a sua empresa ter uma

Primeiramente, você sabe o que significa Matriz SWOT? Essa matriz, em português, significa FOFA, sigla de Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças, muito usada no Planejamento Estratégico de uma empresa.

A matriz traz um diagnóstico completo sobre o ambiente interno e o ambiente externo em que cerca a empresa. Com ela o empreendedor consegue formular todas as estratégias de Gestão Administrativa e de Marketing com mais segurança e identificar os principais fatores a serem trabalhados. Vamos ver como se faz essas análises?

Torne-se um empreendedor de sucesso!

Cadastre o seu e-mail em nossa lista e receba as novidades primeiro!

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Fique tranquilo, o seu e-mail estará seguro conosco. Você poderá se retirar da lista a qualquer momento.

Como fazer a análise do ambiente interno da minha empresa?

Para a análise do ambiente interno iremos utilizar duas siglas da matriz: Forças e Fraquezas. Com elas o empreendedor vai listrar quais são as forças internas encontradas na empresa e quais as fraquezas da mesma. Podemos chamar de força tudo aquilo que agrega vantagem para o negócio como a localização, reputação, mercado, tempo de negócio, materiais, equipamentos, matéria-prima, etc. Por outro lado, a fraqueza é tudo aquilo que pode “atrasar” como a baixa visibilidade, falta de diferencial, pouca comunicação, entre outros.

Como fazer a análise do ambiente externo da minha empresa?

O ambiente externo são as outras duas siglas: Oportunidades e Ameaças. As oportunidades podem ser o mercado em expansão, alianças estratégicas, demanda de produtos, novas tecnologias e saída de um concorrente no mercado. Ameaças são os novos concorrentes, crise econômica, entre outros. No entanto, o que é uma oportunidade poder ser uma ameça e vice e versa, dependendo de como é analisado.

Ainda sobre o ambiente externo, existem dois tipos que se é abordado dentro da SWOT, são eles:

Microambiente:

O microambiente diz respeito ao setor e segmento que a empresa atua, como os novos entrantes, clientes, fornecedores, intermediários, todo o que diz respeito ao ambiente da empresa em si.

Macroambiente:

O macroambiente refere-se ao que vai além da empresa, diz respeito aos cenários, como a política, economia, sociocultural, causas naturais, demografia e tecnologia. É uma análise aprofundada desses cenários e como eles podem impactar no futuro e presente do seu negócio.

Só a análise da Matriz SWOT não quer dizer que está tudo sob controle. É importante fazer essas análises e relacioná-las com o presente momento em que a empresa se encontra para ajudar nas tomadas de decisão.

Lembre-se: todo negócio têm pontos positivos e negativos, o importante é saber focar no que se faz de melhor e minimizar o que não.

Avatar

Apoio Empresário

O ApoioEmpresário é um portal com a missão de compartilhar conteúdos relevantes aos empreendedores que buscam informações de gestão de negócios.
Acreditamos que, com este trabalho, levaremos informações que serão importantes na trajetória de cada leitor. Isto irá contribuir positivamente para o progresso dos empreendedores e do Brasil.