Primeiramente, você sabe o que significa Matriz SWOT? Essa matriz, em português, significa FOFA, sigla de Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças, muito usada no Planejamento Estratégico de uma empresa.
A matriz traz um diagnóstico completo sobre o ambiente interno e o ambiente externo em que cerca a empresa. Com ela o empreendedor consegue formular todas as estratégias de Gestão Administrativa e de Marketing com mais segurança e identificar os principais fatores a serem trabalhados. Vamos ver como se faz essas análises?
Como fazer a análise do ambiente interno da minha empresa?
Para a análise do ambiente interno iremos utilizar duas siglas da matriz: Forças e Fraquezas. Com elas o empreendedor vai listrar quais são as forças internas encontradas na empresa e quais as fraquezas da mesma. Podemos chamar de força tudo aquilo que agrega vantagem para o negócio como a localização, reputação, mercado, tempo de negócio, materiais, equipamentos, matéria-prima, etc. Por outro lado, a fraqueza é tudo aquilo que pode “atrasar” como a baixa visibilidade, falta de diferencial, pouca comunicação, entre outros.
Como fazer a análise do ambiente externo da minha empresa?
O ambiente externo são as outras duas siglas: Oportunidades e Ameaças. As oportunidades podem ser o mercado em expansão, alianças estratégicas, demanda de produtos, novas tecnologias e saída de um concorrente no mercado. Ameaças são os novos concorrentes, crise econômica, entre outros. No entanto, o que é uma oportunidade poder ser uma ameça e vice e versa, dependendo de como é analisado.
Ainda sobre o ambiente externo, existem dois tipos que se é abordado dentro da SWOT, são eles:
Microambiente:
O microambiente diz respeito ao setor e segmento que a empresa atua, como os novos entrantes, clientes, fornecedores, intermediários, todo o que diz respeito ao ambiente da empresa em si.
Macroambiente:
O macroambiente refere-se ao que vai além da empresa, diz respeito aos cenários, como a política, economia, sociocultural, causas naturais, demografia e tecnologia. É uma análise aprofundada desses cenários e como eles podem impactar no futuro e presente do seu negócio.
Só a análise da Matriz SWOT não quer dizer que está tudo sob controle. É importante fazer essas análises e relacioná-las com o presente momento em que a empresa se encontra para ajudar nas tomadas de decisão.
Lembre-se: todo negócio têm pontos positivos e negativos, o importante é saber focar no que se faz de melhor e minimizar o que não.