O que avaliar em um candidato numa entrevista de emprego?
Gestão de Pessoas

O que avaliar em um candidato numa entrevista de emprego?

Sua empresa dos sonhos finalmente foi montada, todas as papeladas foram aprovadas, todo o seu investimento parece estar valendo a pena. Agora o que você precisa são de colaboradores qualificados para fazerem acontecer junto com você.

Como escolher e avaliar os candidatos? Como saber se eles estão sendo sinceros ou não? O que se é falado e como é falado importa mais do que pensamos.

Venha descobrir conosco como avaliar um candidato para uma entrevista de emprego na sua empresa!

Perguntas e testes

As perguntas sobre conhecimento da função e da vaga são claras e devem estar explícitas para o candidato.

Mais do que apenas palavras, muitas empresas optam por testes para realmente avaliar se o que está sendo dito é verdade mesmo. Os testes podem ser referentes à vaga, teste de personalidade ou teste de um dia de experiência na empresa para ver como o candidato se comporta.

Curiosidade do candidato

Quando o candidato se mostra interessado mais em aprender do que na remuneração isso conta muito mais e os recrutadores conseguem perceber, pois o fato é, contratar alguém que deseja se desenvolver profissionalmente e pode crescer dentro do ambiente organizacional vale muito mais do que alguém que não demostra tanto interesse e está apenas se candidatando para status.

Perguntas pessoais

Não existe certo ou errado nas perguntas que se dizem pessoais, afinal cada pessoa é diferente uma da outra, então como avaliar uma pessoa com base nisso?

Bom, essa questão é mais para conhecimento e analisar se ela se encaixa nos valores da empresa ou não. E também saber como ela se sairia em situações de pressão, riscos, como se comporta em equipe e como ela tira lição das adversidades da vida.

Gestos e comportamento

Repare nos gestos e no comportamento de seus candidatos.

Repare em como senta, como se comporta quando você faz uma pergunta, se olha muito pra baixo, se não olha pra você, se demora para responder as perguntas, entonação da voz.

Tudo isso deve ser analisado, pois dizem muito sobre quem esta prestes a ser contratado.

Com tudo, cabe a você saber o que é melhor ou não em termos de colaboradores para a sua empresa. Não existe certo ou errado, existe a pessoa certa na hora certa para a vaga. Esteja livre de preconceitos e julgamentos, uma vez que aparência não diz nada sobre qualidade de conteúdo.

Até o nosso próximo artigo!

Amanda Spinello

Amanda Spinello

Estudante de Publicidade e Propaganda, redatora do ApoioEmpresario.
"Escrever é a arte de pintar com palavras."