O segredo de um time eficiente - ApoioEmpresário
Dicas úteis Gestão de Pessoas

O segredo de um time eficiente

Sabe qual a palavra menos escutada dentro das empresas? Gratidão. Sim, a palavra gratidão segundo um estudo realizado pela John Templeton Foundation em 2013, descobriu que as empresas são os lugares em que menos se escuta essa palavra. Por que será que isso acontece? Bom, o local de trabalho é um ambiente onde dedicamos longas horas dos nosso dias, nos relacionamos com pessoas muito diferentes da gente e temos que cumprir tarefas todos os dias, para muitas pessoas isso parece ser o caos e o ambiente de trabalho um lugar impossível de enxerga a gratidão. Por ser um local que devemos adotar uma postura mais séria, nosso cérebro não recebe as mesmas ondas de prazer quando estamos nos divertindo em um dia qualquer.

Porém, muitas empresas perceberam que a produtividade de seus funcionários vinha caindo, porque eles não se sentiam reconhecidos e começaram a estar lá por obrigação e não por prazer. Diante deste contexto, as empresas começaram a adotar práticas/ exercícios de gratidão dentro das organizações. O ApoioEmpresario selecionou alguns exercícios que podem ser adotados na sua empresa, confira!

1. Crie um ambiente de gratidão

Em 2010, um estudo de Adam Grant e Francesca Gino explorou como a gratidão motivou o comportamento nas organizações. Depois de cada um dos funcionários serem agradecidos por suas contribuições pessoais, o estudo mostrou um aumento nos sentimentos de valor, o que, por sua vez, aumentou a produtividade do trabalho.

2. Reconhecendo o valor de todos

Quando um cliente está satisfeito pelo serviço concluído, ele tende a agradecer o líder da empresa e esquece que para a composição da mesma, existem funcionários que também trabalharam para o serviço daquele cliente acontecer. Por isso, algumas empresas veem adotando, após a conclusão de algum serviço, o envio de um e-mail agradecendo todos os que participaram, pelo seu empenho e dedicação. O resultado? Pessoas felizes por fazerem parte de um grupo inteiro e não um grupo de uma só pessoa.

3. Quadro de sentimentos

Esse quadro é adotado como “pensamento do dia”, nele todos podem escrever palavras de conforto e frases. Algumas empresas adotaram que pelo menos uma palavra para cada colaborador que escrever no quadro deve ser alguma coisa boa relacionada ao trabalho, assim outras pessoas vão ler e trará uma visão mais positiva para o dia.

As pessoas desejam que os outros estejam gratos por elas estarem lá, mas não exercem a gratidão que desejam. A falta desse sentimento causa a infelicidade no trabalho, por isso ao longo do dia tente pensar o que há de bom no seu colega do lado, o que de positivo aquele cliente trouxe para o seu crescimento, e verá como o seu rendimento pode melhorar significativamente. Ah, essa prática deve ser feita por qualquer pessoa independente do seu cargo.

fonte: https://99u.adobe.com/articles/37261/the-secret-to-an-efficient-team-gratitude