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Suporte ao cliente, uma área que vem crescendo dentro das organizações

03Por muito tempo, o suporte ao cliente de uma empresa era visto como um lugar onde as pessoas que precisavam trocar um produto contatavam. Com o passar dos anos, as empresas foram percebendo que o suporte de atendimento podia ser muito além disso. Hoje, esse canal de comunicação entre empresa-cliente serve para tirar dúvidas, fazer reclamações, sugestões de melhorias, entre outros. Você sabe porque é importante a sua empresa ter um?

Modernidade

Antigamente, tudo e qualquer dúvida que o consumidor tivesse era necessário que ele fosse até a empresa ou entrar em contato pelo telefone para que o atendimento pudesse sanar suas dúvidas. Todavia, com o avanço da tecnologia nos anos 2000 a necessidade de um suporte na internet surgiu, e hoje em dia é raro quem não mande um e-mail, procure as redes sociais ou chat para entrar em contato com a empresa. O consumidor do século XXI gosta de praticidade e não quer ter o trabalho de ir até o local para poder resolver os seus problemas, por isso se sua empresa ainda não possui um atendimento via online, está na hora de criar um!

Como ter um bom suporte?

Primeiro é necessário que a organização tenha uma equipe para isso ou se for o caso, um atendente bem treinado. Esses atendentes devem ser eficientes, calmos, pacientes e o mais importante de tudo, rápidos. Seja por telefone ou internet, a resposta ao cliente deve ser eficaz, pois a maioria das reclamações dos consumidores é pela falta de qualidade no atendimento de empresas. Segundo o portal Harvard Business, mais de 50% dos consumidores não obtêm respostas de suas perguntas e isso os deixa completamente frutados. Não deixe seus clientes mudarem para a concorrência, porque o seu suporte é ineficiente.

Como funciona?

Para um suporte bem estruturado é necessário que todos os atendentes estejam dispostos à se dedicarem para sanar todos os problemas que surgirem. O profissional deve saber quem é seu cliente, qual seu problema e o que pode ser feito para resolvê-lo. Todos esses itens estando definidos evitam confusões e falta de organizações no setor. Estudos confirmam que 15% a 20% das empresas que não possuem um Processo de Suporte bem estruturado acabam desperdiçando o tempo e deixando as atividades incompletas.

Independente do ramo de atuação e do tamanho, uma empresa deve ter um suporte. Existem programas de suportes aos clientes que ajudam no gerenciamento de chamados das empresas, um exemplo de uma ferramenta de chamado é o AceleraDesk.

Acompanhe o artigo da próxima semana para saber quais as vantagens de uma ferramenta de chamados para o seu negócio. Até lá!