Planejamento Empresarial - ApoioEmpresário
Dicas úteis Novos Negócios

Planejamento Empresarial

Quantas empresas fecham devido a falta de organização no planejamento? Segundo o Sebrae, a maior causa da mortalidade das empresas é a falta de planejamento devido às deficiências na abertura da empresa. Pois é, sem uma estrutura bem fortalecida do planejamento, muito provavelmente haverá diversas confusões e divergências ao longo da vida da empresa, e talvez, ela até possa vir a fechar. Uma das práticas mais importantes é saber planejar e como controlar todos os processos da organização, vamos ver como se faz esses dois itens?

Como montar um planejamento empresarial?

O primeiro passo é determinar a missão, visão e valores da empresa, sobre esse assunto já falamos a algum tempo aqui, confira no link! Esses três itens são fundamentais para atingir grandes resultados e determinar objetivos no mercado. Depois de feito isso, é importante saber quais são as metas e objetivos, lembrando que são duas coisas completamente diferentes.

As metas têm prazos específicos para acontecerem, são caminhos à serem trilhados, como por exemplo: pretendemos aumentar 20% das vendas na região Nordeste do Brasil até o final desse ano. Já os objetivos são descrições concretas de onde se quer chegar, como por exemplo: até 2020 vamos aumentar as na região Nordeste do Brasil. Percebeu a diferença?

Após determinar os itens acima, agora é a hora de analisar o ambiente interno (sua empresa) e o ambiente externo (fora da empresa). Por último, qual vai ser a estratégia de comunicação com seu público-alvo? Ela deve estar no planejamento também. Feito tudo isso, sua empresa já está quase pronta para colocar o planejamento em ação, por que quase pronta? Porque agora falta responder cinco perguntas do plano de ação!

O que é plano de ação?

O plano de ação simboliza tarefas que devem ser cumpridas para chegar até as metas e objetivos que foram estabelecidos. Dentro desse plano geralmente deve ser respondido 5 perguntas:

  • O que será feito?

  • Por que será feito?

  • Onde será feito?

  • Quando será feito?

  • Quanto vai custar?

Ao adotar todas essas dicas, sua empresa terá um planejamento empresarial estratégico pronto para ser executado. Entre os benefícios que ele traz estão como seu negócio consegue se diferenciar da concorrência, quais são seus pontos fortes e fracos no mercado, onde a empresa deseja chegar e muitos outros.

Adote já essa prática na sua empresa!