Por que devemos analisar nossos concorrentes? - ApoioEmpresário
Aumentar Vendas Dicas úteis Novos Negócios

Por que devemos analisar nossos concorrentes?

A abertura de uma empresa vai muito além de tratar de práticas legais e da estrutura organizacional da mesma. Saber o que os seus principais concorrentes estão fazendo em termos de comunicação, vendas, estratégias e qual é o carro-chefe deles, é uma prática saudável e essencial.

Não é espionagem de concorrência, você não irá se infiltrar e descobrir todos os segredos de seus concorrentes, não é isso, é saber analisar o que é feito e como você pode fazer melhor ou se diferenciar no mercado competitivo. Vamos descobrir juntos porque e que pontos devemos analisar dos nossos concorrentes?

Preço

Antes de mais nada é importante saber dos preços concorrentes, será que o seu está muito baixo no valor de mercado? Será que está muito acima? Preços muito baixo podem fazer com que os consumidores entendam que a sua qualidade não é tão boa, pois ele é inferior ao da maioria. Todavia, preços muito altos podem se tornar de difícil acesso, sua marca pode acabar segmentando um tipo de público e não atingindo quem você gostaria. Fique mais ou menos com o preço coerente no mercado, assim a disputa pode ser justa/ igual para todos.

Relacionamento com o público

Quais são as estratégias de comunicação com o público que os seus concorrentes fazem? É através de redes sociais ou contato pessoal? Eles oferecem benefícios e mantêm contato? É importante saber como é a relação, assim sua empresa consegue analisar os pontos fortes e fracos de cada negócio concorrente. Uma empresa que não existe tanta interação entre funcionários e clientes, pode haver uma lacuna pronta para ser preenchida por outra empresa. Fique atento!

Qualidade

Seja produtos ou serviços cada empresa tem um jeito ou material para se trabalhar. É importante verificar a qualidade dos concorrentes afim de descobrir se a sua está inferior. Uma qualidade inferior pouco provavelmente fará com que os clientes de seu concorrente cheguem até você, e com qualidade podemos falar de materiais, atendimento, execução, entre outros. Qual é seu diferencial de qualidade?

Por que analisar?

Após ter analisado os pontos acima você terá um número suficiente de informações que irão contribuir para o seu negócio. Você consegue perceber em que pontos sua empresa é fortalecida e em que pontos ela é mais fragilizada ou em que categorias seus concorrentes podem “ganhar” e quais você pode se destacar. Acompanhar a evolução de seus concorrentes faz com que seu negócio melhore processos, atendimento e encontrar um caminho para se destacar e conseguir novos consumidores.

E aí, você está disposto a exercer essa prática que o ApoioEmpresario apresentou aqui na sua empresa?