Por que sua empresa deve ficar atenta as tendências de mercado? - ApoioEmpresário
Aumentar Vendas Dicas úteis Novos Negócios

Por que sua empresa deve ficar atenta as tendências de mercado?

Como sempre falamos aqui, o mercado está cada vez mais competitivo e com isso, as empresas cada vez mais desejam se destacar e conquistar novos clientes. Um bom empreendedor está ligado às tendências de mercado e sabe o quanto elas são importantes para o sucesso de seu negócio. Pensando nisso, o ApoioEmpresario criou esse artigo para destacar a importância das novas tendências no mundo da concorrência, veja abaixo!

Para identificar as tendências é importante analisar os seguintes pontos:

Concorrentes

Seus concorrentes estão sempre buscam inovar e se destacar, por isso esteja de olho no que eles andam fazendo (link do artigo Por que devemos analisar nossos concorrentes?). Quais produtos eles estão ofertando? Recentemente fizeram alguma promoção? Os processos de marketing e estratégia estão conseguindo atrair novos clientes? Fique de olho no que os seus concorrentes fazem, a ideia não é copiar, mas sim analisar para que a sua estratégia seja melhor.

Inovação

Mesmo com a crise econômica as empresas sempre buscam inovar. O mercado vive de novidades e é preciso estar atento. Você pode ser o empreendedor que vai criar novos produtos/ serviços ou melhorar os que já existem, mas é preciso se atentar para algumas coisas como:

  • problemas que os clientes irá vivenciar segundo as novas tendências de mercado

  • se há ou não algum produto/ serviço em circulação que atenda essa demanda

  • como melhorar esse produto/ serviço em uma versão única e exclusiva da sua empresa

Pesquisas de mercado

Um empreendedor sabe que as pesquisas de mercado são muito importantes. As pesquisas geralmente são feitas com uma parcela de pessoas que se enquadram no público estimado. Com uma série de perguntas que podem ser diretas, indiretas, questionários, formulários ou discussões em grupo, o pesquisador consegue perceber quais serão os riscos e oportunidades com a entrada de uma nova tendência.

O que é tendência hoje pode sumir?

Claro que sim, veja só o exemplo das videolocadoras que eram sucesso nas décadas de 80, 90 e início dos anos 2000, hoje em dia elas praticamente sumiram ou se adequaram aos novas tendências de mercado. Atualmente, é tudo digital e as videolocadoras que resistiram a essas mudanças com certeza não conseguiram se manter.

O que satisfaz os consumidores hoje, amanhã pode não satisfazer. As pessoas mudam de gostos, desejos, passam por fases e necessidades diferentes ao longo da vida, e estar atento a isso é o que lhe fortalecerá no ambiente competitivo. Seja um empreendedor com uma visão ampla, não se acomode, esteja atento ao que acontece à sua volta.