Qual rede social tem mais a ver com meu tipo de negócio?
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Qual rede social tem mais a ver com meu tipo de negócio?

Atualmente a rede social é um dos principais investimentos que empresas de diferentes segmentos e portes vem apostando na sua estratégia de vendas.

A internet é bastante ampla e pode fornecer inúmeras possibilidades em questões de vendas, tráfego, reconhecimento de produtos e marca. Confira nosso infográfico sobre presença online aqui!

No seu negócio, você sabe qual rede digital tem mais a ver com o seu público e tipo de produtos/serviços?

As possibilidades vão além do Facebook e Instagram, vamos conhecer a que se encaixa melhor na sua empresa?

Facebook

O Facebook é a maior rede de relacionamentos da atualidade.

Existem duas maneiras de promover negócios dentro dele: organicamente e pelo Facebook Ads.

Para fazer postagens organicamente basta ter uma conta, criar uma página da empresa e começar a postar.

Já o Facebook Ads é similar ao Google Ads e você só paga pelo seu anúncio criado quando uma pessoa clica nele.

As vantagens de utilizar o Facebook são inúmeras, mas a mais importante é o trabalho de marca, ter a sua empresa conhecida pelos seus clientes.

Esta estratégia costuma funcionar muito bem para aqueles que trabalham B2C, ou seja, quem vende diretamente ao consumidor final (pessoa física).

Quando o Ads é utilizado você pode selecionar a idade, faixa etária, interesses das pessoas que deseja atingir, além de trazer engajamentos e mais curtidas à página.

Instagram

Uma das redes mais acessadas do mundo, o Instagram é a nova rede social preferida das marcas, pois por meio de fotos e vídeos fica mais fácil do público visualizar, interagir e visitar o site das marcas.

Assim como o Facebook, o Instagram pode ser utilizado organicamente através de postagens frequentes e hashtags de engajamento no perfil.

Ou também, através do Instagram Ads em que você pode patrocinar o seu conteúdo sendo totalmente configurado através da ferramenta de anúncios do Facebook Ads.

As vantagens de utilizar o Instagram é o fácil acesso e entendimento do conteúdo que está sendo postado, afinal as fotos falam mais do que as legendas. Essa rede dá super certo para empresas como lojas virtuais e e-commerces.

Por outro lado, vale ressaltar que nesta rede é preciso ter cuidado com os vídeos postados, pois na sua maioria eles são assistidos no mudo.

O que isso significa? É simples, se o seu vídeo depender basicamente de falas, não fará sentido aos expectadores que assistem o vídeo mudo.

YouTube

O YouTube fornece um alto engajamento para quem opta por essa rede social.
Por que alto engajamento? Porque é difícil desviar o olhar de um vídeo, pois o cérebro se conecta melhor com imagens e sons.

Quanto mais os seus vídeos forem vistos, mais estarão no ranking de alcance, ou seja, mais pessoas serão atingidas com o seu conteúdo.

Você pode colocar tags para fácil busca do canal, fazer publicidade de anúncios pagos, entrevistas, apresentações, vídeos virais, vlogs, entre outros.

É uma rede social com bastante possibilidades e ideal para quem quer criar uma interação maior com seu público.

Twitter

O Twitter serve para qualquer tipo de negócio e funciona melhor para empresas que não tentam vender.

Como assim? Para ter sucesso utilizando essa rede, a empresa precisa entender o psicológico por trás da pessoa que segue o perfil. É necessário criar uma estratégia de conteúdo para trazer pessoas à página.

É perfeito quando usado em conjunto com outra rede social.

LinkedIn

O LinkedIn é utilizado para fazer networking, construir uma marca, encontrar clientes potenciais e manter contato.

Você pode utilizá-lo organicamente criando artigos interativos ou utilizar a versão Ads.

A vantagem de patrocinar anúncios nessa rede social é que ela é essencial para network. E não precisa pagar nada se ninguém clicar.

Outra vantagem importante dela é que tem menos competição do Facebook e Google Ads.

Pinterest

O Pinterest muitas vezes não é lembrado pelas empresas, mas essa rede é bastante significativa para negócios B2B (negócios entre empresas) e B2C.

O Pinterest é visual e criativo, serve como um “showcase” para produtos da empresa.

Empresas como restaurantes, imobiliárias, agências de turismo, lojas de roupas e concessionárias podem utilizar para promoverem seus produtos.

Ah, uma curiosidade é que 85% do público presente na rede são as mulheres.

Bônus: Além da rede social

Se estiver pensando em fazer um vídeo para qualquer uma das redes sociais, tenha sempre em mente que ele deve ser curto e entreter as pessoas durante um período muito curto de tempo.

Os primeiros 5 segundos do seu vídeo vão captar ou distanciar a atenção das pessoas. Por tanto, seja bastante criativo no início do seu vídeo!

Ainda está na dúvida se deve investir nas redes sociais? Confira o artigo que separamos sobre o assunto!

E aí, qual rede social se encaixa melhor no seu negócio? Deixe nos comentários e até o nosso próximo artigo.

Amanda Spinello

Amanda Spinello

Estudante de Publicidade e Propaganda, redatora do ApoioEmpresario.
"Escrever é a arte de pintar com palavras."