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Serviços como Produtos

Produto e serviço, duas palavras diferentes com significados distintos, porém podemos encontrar o serviço dentro do produto, você sabia? Pensemos assim: você acabou de ir à uma loja e comprou um celular, mas você não comprou apenas o produto celular, você comprou além; os serviços obtidos nele como a garantia de assistência técnica é um serviço atrelado com a compra do produto. Ok, mas qual a diferença entre os dois, e um serviço como produto, isso pode dar certo? Isso mesmo, serviço como produto pode dar certo! Quer saber como? Continue acompanhando o artigo do ApoioEmpresario até o final.

Produto x Serviço

O produto é um fator tangível, ou seja, que pode ser tocado, portanto, podemos medir o valor daquele produto já que sabemos seu tamanho, seu peso, suas características, etc.

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Já o serviço é um fator intangível, não conseguimos tocá-lo, portanto, é mais difícil definir um valor de uma prestação de serviços. Para complementar, podemos pensar então que quando compramos um produto a partir do momento da compra a responsabilidade é toda nossa, sendo a compra exclusiva do cliente final. Quando contratamos um serviço, como por exemplo, a locação de um automóvel, estamos apenas pagando pelo aluguel do veículo, mesmo após a contratação do serviço ele não vai ser nosso e sim, da locadora de automóveis, sendo ela a cliente final.

Serviços como Produtos

Primeiramente devemos deixar claro: seu serviço não é similar a um produto concreto, porém você pode e deve criar um valor tangível, o mesmo existente nos produtos. Como? Através de uma estratégia de marketing de serviços. Essa estratégia de marketing irá ressaltar os valores do serviço de uma forma atrativa e que estimule os sentidos emocionais dos consumidores. A estratégia é usar o serviço de uma forma que ele pareça um produto na sua comunicação, através de elementos visuais como fotos, textos, tudo o que puder gerar a sensação de tangibilidade para o serviço.

Entendi, mas como posso criar isso para um serviço de sistema de gestão financeira, por exemplo?

Devemos criar uma experiência verdadeira e que o cliente acredite nela. Vamos pensar, qual o “produto” do serviço de sistema de gestão financeira? A resposta pode ser ordem, autoridade e valor, portanto deve-se transparecer essas ideias definidas em imagens e palavras que as reflitam, pode ser com fotos de ambientes de escritórios com pessoas bem sucedidas e seguras de si, textos e frases que transmitam o valor do negócio, a organização e ordem que o sistema traz.

O interessante é transpassar a sensação que o cliente pode se beneficiar e se sentir bem contratando os seus serviços, ou seja, o valor do seu negócio na sua comunicação deve gerar satisfação para quem está vendo/ lendo. Um exemplo de uma empresa de serviços que utiliza-o como produto é a NET, vende o serviço de internet + TV.

Entendeu como um serviço pode se transformar em um produto? Comece agora mesmo a criar as estratégias de marketing para seu tipo de serviço e quem sabe você não é o primeiro prestador de serviço do seu nicho a utilizar essa técnica?! Aproveite!