Transformando colaboradores em profissionais motivados - ApoioEmpresário
Dicas úteis Gestão de Pessoas

Transformando colaboradores em profissionais motivados

Pode parecer clichê, mas equipes motivadas geram melhores resultados. Quando todos os colaboradores trabalham na mesma energia, o trabalho flui melhor, a proatividade e cooperação entre eles se torna algo natural. E como motivar os funcionários a procurarem sempre progredir e mostrar mais resultados? Se essa é a sua dúvida, não deixe de acompanhar esse artigo do ApoioEmpresario.

Forneça boas condições para se trabalhar

Geralmente, em empresas que as condições de trabalho não são tao boas como o ambiente e materiais, os funcionários não se sentem motivados para trabalhar. Mesmo sem muito investimento, você pode deixar o ambiente um lugar profissional e adequado basta ter boas instalações, computadores bons, meios de comunicação adequados, materiais eficientes, entre outras coisas.

Clima organizacional

Não existe a possibilidade de motivar funcionários se o clima interno não for bom. Brigas, disputas, fofocas, são só alguns empecilhos que fazem o ambiente se tornar ruim. Se perceber que o clima anda “meio pesado” na sua empresa, procure formas de unir novamente a equipe com dinâmicas em grupo, atividades em que um ajuda o outro, fazendo um quadro de pensamentos positivos para que seus colaboradores escrevam frases positivas para todos lerem, entre outras maneiras que achar que ajudará.

Endomarketing

O endomarketing é uma estratégia utilizada pelas empresas para melhorar a sua imagem diante dos funcionários, vendedores e acionistas. A estratégia de endomarketing é basicamente mostrar ao seu público interno todos os processos dentro da empresa para que eles conheçam e entendam todas as partes de onde trabalham, para que compartilhem de ideias e sugestões de melhorias.

É necessário motivar os colaboradores para que eles se sintam uma parte importante dentro da empresa. Quando você tem orgulho de alguma coisa que faz, você não sente vontade de mostrar à todos? Esse é o objetivo do endomarketing; criar dentro de cada um, um sentimento de “adoração” pela empresa que fazem parte e, consequentemente, atrair clientes, aumentar vendas e diminuir a rotatividade dos funcionários.

Marketing de incentivo

O marketing de incentivo é uma estratégia que engloba um conjunto de ações que envolvem os colaboradores. Em geral, esse técnica serve para os funcionários se sentirem importantes, motivados e trabalharem por uma recompensa. Quando a empresa resolve adotar o marketing de incentivo, eles reúnem todos para a apresentação do programa, explicam como irá funcionar, quais são as metas, os objetivos, prazos e o prêmio final. Pode ser decidido que o programa será feito individualmente ou em equipe, fica à critério da organização. A equipe ou profissional que se sair melhor diante das exigências da empresa, ganha e recebe seu prêmio final que pode ser uma viagem, um produto, dinheiro ou jantar em algum restaurante.

Mostre-os os seus valores

Não há nada mais gratificante do que se sentir reconhecido, não é? Quando você mostra aos seus funcionários os seus respectivos valores, como eles são importantes dentro da organização, eles se sentem mais motivados, pois sentem que os seus esforços estão sendo reconhecidos.

Adotando essas pequenas práticas o seu ambiente de trabalho se tornará um lugar com pessoas motivadas, engajadas, cooperativas e, acima de tudo, felizes. Deixe nos comentários se você usa ou já usou alguma dessas técnicas.