Como fazer uma Cultura Organizacional - ApoioEmpresário
Gestão de Pessoas

Como fazer uma Cultura Organizacional

Todas as empresas possuem uma cultura organizacional dentro dela, que nada mais é do que um sistema de valores compartido entre os membros da equipe, ou seja, um conjunto de tudo aquilo que a empresa valoriza, acredita e utiliza para atingir suas metas e objetivos. A cultura organizacional também é usada para orientar como os membros devem agir entre si, com clientes e com os stakeholders.

É composta por três níveis, são eles:

Torne-se um empreendedor de sucesso!

Cadastre o seu e-mail em nossa lista e receba as novidades primeiro!

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Fique tranquilo, o seu e-mail estará seguro conosco. Você poderá se retirar da lista a qualquer momento.

Artefatos:

Esse é o nível superficial e concreto da empresa, onde encontramos os produtos, serviços, tudo aquilo que é visto. Exemplos desse nível são os símbolos e histórias que indicam como é a cultura organizacional da empresa.

Valores Compartilhados:

São os valores considerados importantes, a razão que explica porque cada membro exercita uma atividade dentro da empresa.

Pressupostos:

São os sentimentos que os membros assumem como verdade, crenças e sentimentos que não são observados, mas sentidos.

A cultura organizacional da empresa é feita pelos fundadores e reforçada pelos membros da equipe, e pode ser alterada ao longo da atual situação do mercado, entre outros fatores. É importante que todos saibam os valores e crenças da mesma para que assim trabalhem para atingir um mesmo objetivo.

Pronto! Agora que você já sabe como funciona uma cultura organizacional ficou mais fácil dividir a da sua empresa, não é mesmo? Acompanhe o ApoioEmpresario para mais artigos como esse.

Avatar

Apoio Empresário

O ApoioEmpresário é um portal com a missão de compartilhar conteúdos relevantes aos empreendedores que buscam informações de gestão de negócios.
Acreditamos que, com este trabalho, levaremos informações que serão importantes na trajetória de cada leitor. Isto irá contribuir positivamente para o progresso dos empreendedores e do Brasil.