Todas as empresas possuem uma cultura organizacional dentro dela, que nada mais é do que um sistema de valores compartido entre os membros da equipe, ou seja, um conjunto de tudo aquilo que a empresa valoriza, acredita e utiliza para atingir suas metas e objetivos. A cultura organizacional também é usada para orientar como os membros devem agir entre si, com clientes e com os stakeholders.
É composta por três níveis, são eles:
Artefatos:
Esse é o nível superficial e concreto da empresa, onde encontramos os produtos, serviços, tudo aquilo que é visto. Exemplos desse nível são os símbolos e histórias que indicam como é a cultura organizacional da empresa.
Valores Compartilhados:
São os valores considerados importantes, a razão que explica porque cada membro exercita uma atividade dentro da empresa.
Pressupostos:
São os sentimentos que os membros assumem como verdade, crenças e sentimentos que não são observados, mas sentidos.
A cultura organizacional da empresa é feita pelos fundadores e reforçada pelos membros da equipe, e pode ser alterada ao longo da atual situação do mercado, entre outros fatores. É importante que todos saibam os valores e crenças da mesma para que assim trabalhem para atingir um mesmo objetivo.
Pronto! Agora que você já sabe como funciona uma cultura organizacional ficou mais fácil dividir a da sua empresa, não é mesmo? Acompanhe o ApoioEmpresario para mais artigos como esse.